Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores e especialistas em silvicultura unem forças para impulsionar a indústria florestal



Durante o Seminário Sul Brasileiro de Silvicultura, que acontece em Canela (RS) nos dias 25, 26 e 27 de outubro, um grupo de professores do Departamento de Ciências Florestais da UFSM, juntamente com colegas do Departamento de Engenharia Florestal da UFSM de Frederico Westphalen e professores da UFPEL do curso de Engenharia da Madeira, uniram forças em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de base florestal.

A reunião, que aconteceu durante o evento em parceria com o presidente da Ageflor – Associação Gaúcha de Empresas Florestais, Luiz Augusto Alves, foi marcada por intensas discussões e definições estratégicas para futuras pesquisas.

Entre os participantes estavam os professores Jorge Farias, Josita Monteiro, Maristela Araújo e Ezequiel Gasparin, Fabiano Fortes, entre outros representantes da UFSM, todos eles especialistas em diversas áreas da silvicultura e engenharia florestal. Juntos, eles compartilharam conhecimentos e experiências, visando impulsionar a indústria florestal da região sul do Brasil.

O principal objetivo da reunião foi estabelecer estratégias de pesquisa inovadoras que possam ser aplicadas para aprimorar a produção de madeira de forma sustentável. A discussão focou em métodos avançados de manejo florestal, técnicas de plantio mais eficientes e o desenvolvimento de tecnologias para aproveitamento máximo dos recursos florestais, garantindo ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente.

Durante a reunião, o presidente da Ageflor expressou seu otimismo em relação à colaboração entre as instituições acadêmicas e a indústria. Ele enfatizou a importância de investir em pesquisa e inovação para fortalecer a competitividade do setor florestal brasileiro no mercado global. Além disso, destacou a relevância de práticas sustentáveis que respeitem os ecossistemas naturais e as comunidades locais.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9240

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes