Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

CSA divulga resultado da avaliação docente pelo discente 2/2018

No último dia 15 encerrou-se o prazo para a Avaliação do Docente pelo Discente 2018/2. A avaliação é usada como um feedback aos professores sobre sua metodologia de aula, no qual alunos apontam pontos positivos e negativos do docente em questão.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a encarregada de garantir seu desenvolvimento. Em cada Centro da universidade, há uma CSA – Comissão Setorial de Avaliação. O responsável por essa, no CCSH, é Ives Gallon.

Ives explica como funciona o repasse dos resultados. “Os dados são automaticamente repassados aos docentes e aos chefes de departamento. O chefe do departamento tem acesso a esses dados e pode verificar se existe algum ponto que precisa ser conversado com o professor. O docente, a gente entende que é o maior interessado nos resultados, tem acesso aos dados e, pelos relatos que a gente recebe, muitos professores utilizam os relatos para melhorar a dinâmica dentro de sala de aula”.

É importante salientar que o processo é totalmente sigiloso, que garante que o aluno avaliador não será identificado nem pelo docente e nem pela CSA.

A avaliação é dividida em duas partes: a primeira, em questões fechadas, e a segunda, quando o aluno pode discorrer livremente sobre o professor e a disciplina.

Na última Avaliação do Docente pelo Discente, dois cursos se destacaram no CCSH: Ciências Contábeis – Diurno foi, em termos de porcentagem, o curso com maior número de participação dos alunos (52,4%) seguido pelo Serviço Social, com 51,9%.

Nova medida de incentivo

Uma das novidades na divulgação e incentivo à participação dos discentes na avaliação foi uma medida anunciada pela Direção do CCSH. A medida prevê que alguns dos critérios para disponibilização de recursos pelo centro para realização de eventos terão relação com o índice de participação na Avaliação do Docente pelo Discente de cada curso. Cursos com índices maiores, terão direito a uma maior fatia dos recursos.

Resultados gerais

Em se tratando resultados gerais, 48,3% dos alunos do CCSH responderam à avaliação. Ives classifica a participação geral dos estudantes como “positiva”.

Ele cita como fatores importantes para o bom retorno: o banner de divulgação no portal do aluno e a medida, explicada anteriormente, da Direção para provocar uma maior participação discente.

Abaixo, os resultados da participação de cada curso.