Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

F5 Júnior – Conhecendo as Empresas Juniores do CCSH

O CCSH iniciou uma série de entrevistas com as Empresas Juniores instaladas e em funcionamento no Centro.

As entrevistas foram concedidas ao Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do CCSH.

Hoje será apresentada a F5 Júnior, Empresa Jr do curso de Relações Internacionais, que existe há 6 anos.

NCI/CCSH: Qual é a finalidade da F5 Júnior?

F5: Valorizar e capacitar seus membros, formando profissionais aptos ao mercado de trabalho, e disponibilizar ao cliente soluções completas em negócios internacionais.

NCI/CCSH: Qual o benefício que ela oferece para os seus membros?

F5: Desenvolve valores como liderança, sinergia, inovação, pró-atividade e comprometimento. Além do mais, proporciona o acesso e contato do estudante a uma área sem outras oportunidades na UFSM: o comércio exterior.

NCI/CCSH: E para a sociedade?

F5: Busca expandir o mercado regional, possibilitando ao corpo empresarial uma nova visão e perspectivas quanto à geração de lucro e diminuição de gastos, com exportação e importação, respectivamente.

NCI/CCSH: E para a UFSM?

F5: A F5 colabora com a promoção dessa área, comércio internacional, como meio de conhecimento entre os acadêmicos. Ademais, planeja, normalmente uma vez ao ano, um evento voltado para a temática e aberto ao público, levando o nome da UFSM para a sociedade e entrando em maior contato com empresários interessados.

Serviços prestados:

Análise mercadológica, análise de negociações internacionais, análise de tributação, análise logística.

Relato de aluno

“Quando eu entrei no meu curso (relações internacionais), já tinha uma visão de trabalhar em empresas privadas, porém, infelizmente, durante a graduação não obtemos conhecimento ou experiência nessa área. Conheci a F5 e o movimento empresa júnior e vi ali uma boa oportunidade de aprender essas coisas que senti falta.

Lá dentro da empresa trabalhamos em equipes, cada uma cuidando de certa área. Na minha opinião, essa foi a melhor parte, já que lidar com pessoas que agem e pensam diferente de nós é essencial para se desenvolver. Estou na empresa há pouco, mais de um ano, e desenvolvi conhecimentos da área de negócios internacionais e também de outras áreas, como o Marketing. Vejo também que desenvolvi mais visão de empreendedorismo. Lá temos espaço para testar novas ideias sem medo, assim, conseguimos ficar em uma constante de criação de ideias e de solução de problemas, que futuramente irá me ajudar muito no mercado de trabalho. Creio que a experiência é válida para todos os estudantes, já que os aprendizados servem tanto para a formação profissional e pessoal, quanto para nosso desempenho acadêmico”.

João Pedro Marques, 18 anos. Na F5 desde março de 2017.

O que é uma Empresa Junior?

Vamos entender o que é uma Empresa Jr. Para esse esclarecimento, o Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do CCSH conversou com Gustavo Parcianello, da Agência de Transferência Tecnológica (Agittec) da UFSM.

Segundo Gustavo, Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos, que têm um estatuto próprio. Servem de experiência para a formação empreendedora do aluno. Na prática, é uma empresa normal: tem CNPJ, faturamento, conta bancária e presta serviços à comunidade como qualquer outra empresa privada. As leis que regem são de esfera federal, sendo o Estatuto Interno o que determina o período de gestão de cada Empresa Jr. O papel do professor responsável é o de registrar o projeto e ser o conselheiro técnico, como profissional da área, dando respaldo legal e técnico para a demanda de mercado. Nesse contexto, na UFSM a Agittec presta apoio político e ajuda a viabilizar as ações das empresas.

Para entender melhor o processo de criação de uma Empresa Jr., acesse aqui.

Aqui finalizamos as entrevistas com as Empresas Juniores do CCSH.

Empresas já apresentadas:

Objetiva Jr, do curso de Administração

Caduceu Jr, do curso de Ciências Contábeis

Nuvem Jr, do curso de Relações Públicas

Orienta Jr., do curso de Psicologia

Texto: Juan Grings, estudante de jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do CCSH.