Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Centro de Educação ganha prêmio nacional de gestão pública

Ferramenta foi eleita a melhor iniciativa de 2015

As boas práticas de transparência e gestão do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foram reconhecidas em um prêmio nacional de gestão pública. O centro foi agraciado com o prêmio Conip (Congresso Nacional de Inovação na Gestão Pública) pela ferramenta “Gestão da Transparência e Controle Orçamentário”, adotada em 2014, que permite às unidades do centro a acompanharem seus recursos e gastos em tempo real.

Organizado pelo Instituto de Estudos de Tecnologia e Educação na Gestão Pública (ITIP), a edição 2016 do prêmio Conip reconheceu práticas desenvolvidas para auxiliar dirigentes do setor público a tomarem decisões e estimularem a inovação. Entre os temas abordados estavam a governança corporativa e governança de dados, gestão de tecnologia da informação e transformação digital.

O Centro de Educação da UFSM concorreu com outras 11 iniciativas nacionais de órgãos como Ministério do Trabalho e Previdência Social, Prefeitura de Curitiba (PR), Prefeitura de Limeira (SP), Câmara dos Deputados e Serviço Federal de Processamento de Dados.

Para a professora Helenise Sangoi, diretora do CE, o reconhecimento nacional é uma conquista significativa. “Fomos selecionados junto com instituições renomadas, como prefeituras e o Ministério do Trabalho. Esta é a primeira vez nos 46 anos de história do centro que somos reconhecidos com o prêmio Conip”, afirma.

A ferramenta desenvolvida pelo CE já havia sido reconhecida pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (ex-Controladoria Geral da União), em 2015, como prática exemplo de governança. De acordo com a diretora, outros núcleos da UFSM, como a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) e o Centro de Tecnologia (CT) já se interessaram em conhecer melhor o projeto.

A premiação nos dias 6 e 7 de junho, em São Paulo. O CE foi representando pelo coordenador do Núcleo de Orçamento e Finanças, Rodrigo Roratto, que participou do desenvolvimento da ferramenta. “O Centro de Educação recebeu a distinção do Conip por desempenhar com êxito uma gestão pública visando accountability, compliance, transparência e qualidade na gestão administrativa financeira”, elenca.

Funcionamento
Através da aba “transparência” no site institucional do Centro, as informações sobre os gastos e recursos ficam disponíveis para acompanhamento por qualquer pessoa.

“A ferramenta é aparentemente simples, mas se torna complexa porque exige do gestor público a honestidade. E nem todos têm a tranqüilidade de mostrar onde e como aplicam os recursos públicos”, ressalta Helenise Sangoi.

Reconhecimento
O Centro de Educação também recebeu nesta quinta-feira (9) o diploma “Geógrafo Prof. Dr. Milton Santos da Fundación Pamerco Intercambio Cultural. O centro foi reconhecido por apoiar a vinda de palestrantes argentinos para o Congresso Internacional de Educação Popular, promovido pela Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos de Santa Maria (Mobrec), o Instituto Federal Farroupilha, a Prefeitura de Santa Maria e o Centro de Professores do Rio Grande do Sul.