Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

‘Jardim dos Sentidos’ será inaugurado em setembro

O espaço ganhará árvores, calçadão de caminhada e bancos

A obra de ampliação do Jardim das Esculturas, do Centro de Educação, será inaugurada em setembro. Com a reforma, o espaço de convivência passa a contar com árvores frutíferas, calçada de caminhada e bancos, além das já conhecidas esculturas, e será denominado “Jardim dos Sentidos”.

A nova obra foi uma adaptação do projeto “Jardim dos Sentidos”, concebido por estudantes de arquitetura em 2007, durante a gestão Maria Alcione Munhoz e Helenise Sangoi (2007-2009). À época, o Centro promoveu um concurso entre os alunos da UFSM para criação do projeto arquitetônico, e os vencedores foram agraciados com menção honrosa.

No projeto original, o “Jardim dos Sentidos” contaria com estruturas para promover o contato dos visitantes com os cinco sentidos — tato, visão, audição, olfato e paladar –, como uma fonte, com custo total estimado em R$ 120 mil. De acordo com a diretora do CE, Helenise Sangoi, a obra precisou ser adaptada por questões de orçamento.

“O projeto está sendo implementado em etapas, mas todas as ações poderão ser contempladas no futuro. Agora vamos contar com as árvores frutíferas e o caminho”, pontua Helenise. O custo do projeto foi reduzido para R$ 8 mil.

De acordo com a direção do Centro de Educação, a inauguração do espaço deve acontecer em setembro. Também está prevista para o mês de setembro a inauguração oficial do prédio 16B.