Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Expressões artísticas expostas no 16B foram inauguradas

Nesta sexta-feira (29) de setembro foi inaugurado no hall do prédio 16B do Centro de Educação as expressões artísticas que estavam expostas nos corredores do prédio desde março deste ano.

Em cada andar do prédio estão expostas diferentes expressões artísticas: no primeiro andar estão presentes quadros com fotografias feitas pela estudante Keyciane Amado.Ela registrou momentos de mobilização dos estudantes, docentes e técnicos  do Centro de Educação contra a aprovação da PEC 55 – momentos de luta contra um desmonte de conquistas sociais, políticas e  educacionais.

Já no segundo andar estão expostos quadros com ilustrações de elementos presente no Jardim Botânico da UFSM, como por exemplo ilustrações  de pássaros. As obras fazem parte de um trabalho realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ilustração Científica (NEPIC), que  atualmente é coordenado pela professora Marilda Oliveira.

No terceiro andar, as obras artísticas foram realizadas nas paredes do corredor e tem como objetivo fazer uma crítica ao momento político problemático no qual o Brasil está passando, mas ressaltando apesar de tudo, a esperança.

Na inauguração, que teve início às 19h, estiveram presentes docentes, técnicos administrativos, estudantes e chefes de departamento. A diretora Helenise Sangoi Antunes e vice-diretora Ane Carine Meurer fizeram o descerramento da placa e ressaltaram em suas falas a importância das expressões artísticas  como forma de protesto ao momento crítico da atual política brasileira, que tem trazido muitos retrocessos para a educação, sinais que também estão sendo refletidos no Centro de Educação, resultantes do congelamento de gastos em educação.

Texto e foto por Luciana Turcato, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Comunicação Institucional do CE/UFSM