Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Lançamento do livro “INTÉRPRETES DO BRASIL: Ontem e hoje” acontecerá dia 12/05

Acontecerá no dia 12 de Maio, às 17h, na Feira do Livro de Santa Maria, o lançamento do livro intitulado “INTÉRPRETES DO BRASIL: Ontem e hoje” organizado pelo Professor Valdo Barcelos.

Saiba mais sobre a obra com a sinopse do organizador:

“Esta coletânea intitulada INTÉRPRETES DO BRASIL – ontem e hoje, reúne ensaios de intelectuais de diferentes regiões do Brasil. São autores(as)s que atuam em diversos cenários da vida acadêmica, artística e intelectual brasileira. São filósofos(as), arquitetos(as), historiadores(as), pedagogos(as), sociólogos(as), enfim, profissionais de diversas áreas que aceitaram o desafio – quase(?) impossível – de contribuir para entender um pouco mais esse país. É em função dessa intenção que chegamos ao título, talvez um pouco pretencioso, de: Intérpretes do Brasil – ontem e hoje. O que nos propomos, com essa obra, é algo que se alinha, intelectualmente, com a ideia de lançar algumas pistas sobre aquilo que se convencionou chamar de “formação do Brasil”. Brasil, um país ao qual, provocativamente, o maestro Tom Jobim assim se referiu: “esse não é um país para principiantes”. Sábio esse Tom!!”

 

Os intérpretes estudados nessa obra foram:

Joaquim Nabuco; Anísio Spínola Teixeira; Antonio Candido; Paulo Freire; LinaBo Bardi; Eduardo Viveiros de Castro; Darcy Ribeiro; Oswald de Andrade; Euclides da Cunha; Aliou Badara Gningue; Cacique Nheçu; Nelson Pereira dos Santos; Eduardo Coutinho e Fernando Henrique Cardoso.

Os(as) autores(as) dos respectivos capítulos são:  

Orlando Fonseca; Luiz Gilberto Kronbauer; Valdo Barcelos; João Batista de Albuquerque Figueiredo; Ana Paula Nogueira; Sandra Maders; João Loredi Lemes, Carlos Giovani Delevati Pasin e Lucy Hellen Coutinho de Almeida; Valdo Barcelos; Luciéli Sodré de Moura e Maria Aparecida Nunes Azzolin; Leandro Belinaso Guimarães; Patrícia Signor; Vilson F. Santos e Paulo Roberto C. da Silveira; Giovana Scareli; Rafael Friedrich e Leandro Brutti.