Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dezembro Vermelho e Verde



Dezembro é um mês de diversas causas, escolhemos duas delas, representados pelas cores vermelho e verde. O Dezembro Vermelho surge com o dever de conscientizar sobre o tratamento e prevenção ao HIV/AIDS, e este período foi definido pelo Ministério da Saúde em razão ao Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no dia 1º de dezembro.
Em 1987 a ONU criou a campanha, mas em 1991 surgiu a fitinha através de artista de Nova York, para lembrar sobre a luta contra a AIDS e ter compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV.
O Dezembro Verde tem o intuito de conscientizar sobre o abandono de animais, tendo em vista que ao abandonar um animal, é crime previsto no artigo 32 da lei 9605/98 com pena de detenção de três meses a um ano, e se o animal morrer a multa é aumentada.
A idealização desta campanha foi criada 2015 no Ceará, pelo ativista Alex Paiva, que sentiu o dever de fazer este alerta diante das estatísticas preocupantes sobre abandono de animais. Sendo o mês de dezembro escolhido pelo aumento no número de abandono, e também pelo Dia Internacional dos Direitos dos Animais comemorado no dia tal de dezembro.

 


Publicações Recentes