Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Professor do CE tem pesquisa publicada na 1ª edição internacional da Revista ARCO

O docente do Departamento de Administração Escolar do Centro de Educação (CE), Valdo Barcelos, teve a sua pesquisa sobre Antropofagia Cultural Brasileira publicada na primeira edição internacional da Revista ARCO da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A entrevista Cultural Anthropophagy for an ideal Education aborda a temática que o professor pesquisa há 12 anos. A antropofagia cultural aplicada à área da educação visa romper a imitação de ideias, práticas e modelos que são externos à realidade brasileira, “não é sobre desenvolver algo que é completamente brasileiro, mas sim que leve em consideração as diferentes matrizes da cultura brasileira, como a indígena, portuguesa e africana”, explica o Professor na entrevista para a revista.
Valdo Barcelos é graduado em Medicina Veterinária pela UFSM, possui mestrado em educação pela mesma instituição e doutorado em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Desde o início da sua pós-graduação o Professor alia natureza, ecologia e educação. A sua pesquisa de pós-doutorado em Antropofagia Cultural Brasileira na UFSC o levou a parcerias com instituições internacionais, como a Universidade de Coimbra e o Instituto Piaget, ambos em Portugal. A nova edição da revista ARCO objetiva a divulgação, a nível global, das produções de ensino, pesquisa e extensão da instituição que fortaleçam os vínculos internacionais da universidade, incluindo a pesquisa de Valdo Barcelos, que abriu portas para o reconhecimento internacional de pesquisas que valorizam o Brasil e a América-Latina. A entrevista completa pode ser conferida aqui.