Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª Helenise Sangoi.

Raicha Figueira de Oliveira

Pandemia, Educação e a possibilidade de se (re)construir.

No início do ano de 2020 fomos surpreendidos pela chegada do coronavírus que causa uma doença chamada Covid-19. Cujo, é transmitido através do contato próximo ou de uma pessoa doente para outra, sendo assim, a transmissão ocorre por meio toque do aperto de mãos contaminadas, tosse, espirro e entre outros.

Provocando diferentes sintomas, tais como, tosse, febre, dor de garganta e dificuldade para respirar. Contudo, é importante ressaltar que nem sempre as pessoas infectadas apresentarão sintomas, tendo como denominação “pessoas assintomáticas”. Assim sendo, todas as questões abordadas anteriormente resultaram em uma pandemia, na qual compreende-se que é quando uma nova doença afeta e se espalha por diferentes regiões, causando um descontrole na velocidade em que essa doença se transmite, gerando um grande surto.

Dessa forma, surgiu a necessidade de pensar em estratégias de cuidados em relação a saúde, destacando então, a importância do isolamento e distanciamento social, que tem como objetivo a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade, visando amenizar a velocidade de transmissão da doença.

Adentrando nesse assunto, é de grande relevância pensar em como os educadores e as instituições de ensino estão (re)adaptando-se para ministrar e planejar metodologias pedagógicas através do ensino remoto. Visto que essa nova realidade exige mais demandas do que no presencial, tanto pela questão de tornar o conhecimento acessível a todos os estudantes, dado que, os alunos estão inseridos em diferentes realidades e contextos sociais.

À vista disso, uma estratégia metodológica interessante de realizar tanto no ensino remoto quanto no ensino presencial, é disponibilizar um objeto de estudo, que pode ser representado em forma de um filme, uma música ou algum objeto que contém na casa dos estudantes e a partir disso, produzir um slide interativo que contenha os conteúdos que a professora tem intuito de trabalhar.

Para que essas dinâmicas se tornem acessíveis e agradáveis durante o processo de ensino e aprendizagem, é interessante planejá-las com base na aula expositiva dialogada, cujo, caracteriza-se pela exposição de conteúdos com a participação ativa dos estudantes, considerando o conhecimento prévio dos alunos, e o professor tendo como função a mediação para que os aprendizes questionem, interpretem por meio do objeto de estudo. Sendo assim, a Pandemia trouxe a possibilidade de se (re)construir enquanto ser professor e ser estudante, pelo fato de sair a zona de conforto e se dispôr (re)inventar ideias, planejamentos e se (re)organizar com o objetivo de propiciar um ensino qualidade e que realmente estimule o estudante a aprender.