Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Texto produzido na disciplina de Educação para Jovens e Adultos, ministrada pela Profª. Helenise Sangoi.

Renata Elis Schneider

SURDEZ E MÁSCARAS: DESAFIOS EM TEMPO DE PANDEMIA

Ano de 2020, ficará marcado na história mundial como o ano em que as pessoas tiveram que se reinventar, enquanto ser humano e enquanto profissionais nas mais diversas áreas de atuação, frente à pandemia do COVID-19 (SARS-COV-2). Foi um ano que os cuidados com a saúde foram redobrados, na qual as orientações para a prevenção do COVID foram o uso de álcool gel e uso de máscaras faciais e foi recomendado o distanciamento social para a proteção daqueles que amados por nós. Durante esse ano atípico, as aulas foram substituídas por aulas on-lines, as pessoas foram seguindo com suas vidas para garantia do sustento familiar. Foi um ano de desafios principalmente para os surdos, pois, mostrou o quanto a acessibilidade para eles ainda é fragilizada no âmbito escolar e social. No âmbito escolar, deve-se ao fato da falta de legendas nos vídeos e aulas online tendo que os surdos que fazem leitura labial se esforçarem o dobro para conseguir acompanhar as aulas. No âmbito social, devido ao uso das máscaras faciais, a dificuldade está no entendimento do discurso proferido pelas pessoas. Essa dificuldade foi sentida principalmente, por surdos que são dependentes da leitura labial e pelas pessoas ouvintes, pois, elas perceberam que estavam a fazer leitura labial de forma inconsciente. Segundo um artigo publicado na Revista Interface, escrito pela fonoaudióloga Ilma Alessandra Cabral, o uso da máscara facial simples (tecido) pode atenuar o som da fala entre 3 a 4dB e a máscara N95 atenua em até 12dB. Mesmo tendo essa dificuldade na comunicação entre as pessoas, existem estratégias que visem melhorar essa comunicação como, por exemplo, ter paciência em repetir e elevar um pouco o tom da voz para ser compreendido. Além disso, existem aplicativos que podem ajudar a quebrar essa barreira comunicacional como o app Live Transcribe (Android) e Listen All (IOS). Ambos os aplicativos fazem a mesma função: converter a fala em texto.