O COE-UFSM – Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação – COVID 19 – UFSM, é o Órgão Consultivo vinculado ao Gabinete do Reitor, responsável pela elaboração do Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do novo Coronavírus-Covid 19. Solicitamos que as orientações abaixo referentes ao teto de ocupação dos ambientes e adesão ao uso adequado de máscaras sejam amplamente divulgadas em todas unidades.
Orientações do COE-E UFSM:
Como determinar o teto de ocupação dos ambientes?
Como sugestão do cálculo do teto da ocupação, pode-se utilizar as seguintes metodologias: a) dividindo-se a área total do ambiente por 2,25; ou b) reduzindo-se a capacidade de ocupação máxima a 50%. Após essas duas metodologias, deve-se escolher o menor número obtido e, ainda, deve-se arredondar o valor para baixo. Lembrando-se que é necessário garantir o distanciamento de 1,5m entre as pessoas.
Quem é responsável pela fiscalização do uso adequado de máscaras e comportamento adequado (etiqueta respiratória, manutenção do distanciamento, higiene das mãos) dentro da UFSM?
Nas portarias, os agentes de portaria desempenham esse papel, seguindo a IN 01/2020 (acesse aqui) da CBio/UFSM. Nos demais ambientes, TODOS os servidores e discentes são responsáveis por auxiliarem na fiscalização de seus pares e demais usuários da UFSM.
Quando a minha máscara e meu comportamento protegem você e a sua máscara e seu comportamento me protegem, tenho o direito e o dever de solicitar que você siga as normas de biossegurança estabelecidas.
Ao usuário que chegar num ambiente em que há pessoas em desacordo com as normas, reserva-se o direito de não permanecer naquele ambiente, e cabe denúncia na ouvidoria da UFSM.