Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aula Inaugural do PPG Educação discutiu o tema da escolha entre barbárie e educação



O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) promoveu a sua Aula Inaugural do 1º semestre letivo de 2021, ministrada pelo Prof. Dr. Bernard Charlot, no dia 12 de abril, às 14 horas. 

O Prof. Dr. Bernard Charlot é doutor em educação e professor titular emérito da Universidade Paris 8 (França). Atualmente, é Professor Visitante na Universidade Federal de Sergipe (UFS), onde é membro do curso de Pós-graduação em Educação (PPGED) e colíder do Grupo de pesquisa CNPq Educação e Contemporaneidade (EDUCON). 

Publicou ou organizou 22 livros e numerosos capítulos, artigos, relatórios, publicados ou traduzidos em 18 países. Já orientou dezenas de mestrados e doutorados (na França, no Brasil, na Argentina) e supervisionou vários pós-doutorados (na França e no Brasil).

Foi também professor Assistente da Universidade de Tunes (Tunísia), Professor Titular da Universidade Paris 8 (França), Professor Visitante Catedrático da Universidade de Porto (Portugal). Doutor Honoris Causa da Universidade de Patras (Grécia) e da Universidade Federal de Pernambuco. 

Durante a aula, o professor destacou a análise e debate acerca de seu mais recente livro “Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea”, publicado na França em 2020 e traduzido pela Editora Cortez, no Brasil. Parte da obra pode ser encontrada no link: https://bityli.com/LivroEducaçãoouBarbárie.

O tema foco de sua palestra foi a Educação do século XXI e a urgência de  sua reconstrução ou reinvenção. Destaca-se  a narrativa sobre o empobrecimento do ser humano,  o que pode levar ao fim do “Homo Sapiens”. Há uma luta evidente para a sobrevivência do eu, individual, e a valoração da concorrência que vai devorando as relações humanas e o próprio planeta. 

Por fim, o professor Charlot sugere que devemos reintroduzir a questão antropológica do homem no debate e pensar em uma “antropopedagogia”. Contribuição muito relevante para  colocar na pauta da educação e o futuro de nossa espécie no planeta. Assim, retornamos a pergunta: Educação ou Barbárie, por onde vamos caminhar? Se o desafio foi aceito, urge que as pesquisas se desenvolvam na direção desse novo modelo de homem/mulher na contemporaneidade.

A palestra de Aula Inaugural do PPGE/UFSM, ministrada pelo prof. Dr. Bernard Charlot, está disponível no YouTube, no link: https://youtu.be/MJ7xtwO6YTU 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-4774

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes