Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Servidora do CE integra iniciativa de arte acessível na UFSM

Fernanda Taschetto Beth Rocha e Antonio Freitas em evento representando o programa DiVerso. Fonte: Programa DiVerso. Descrição da imagem: na fotografia horizontal e colorida, Fernanda Taschetto, Beth Rocha e Antonio Paulo estão enquadrados de corpo inteiro e de frente. Estão em um ambiente interno. Fernanda é uma mulher branca, baixa e magra de cabelos claros. Está com uma bengala guia. Beth é uma mulher pequena e magra de cabelos loiros. Ela olha para Fernanda. Antonio tem cabelos platinados, curtos e crespos. É um homem corpulento e baixo. Também olha para Fernanda. Atrás do trio, um telão com projeção. A parede ao fundo é de madeira.

Promovido pelo curso de Dança – Licenciatura, da UFSM, o programa de extensão intitulado DiVerso: um programa de arte acessível é uma iniciativa que tem como meta estabelecer, a longo prazo e de maneira contínua, uma variedade de atividades de inclusão e acessibilidade para pessoas com e sem deficiência. As idealizadoras do projeto são as seguintes servidoras da UFSM: a técnica-administrativa em educação da Biblioteca Setorial do Centro de Educação (BSCE), Fernanda Taschetto, e a professora do Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física, Mônica Borba. Uma das práticas ofertadas no segundo semestre de 2023 foram oficinas de dança e teatro, que aconteceram às sextas-feiras pela manhã, no prédio 40C do Centro de Artes e Letras (CAL), através de uma parceria com a docente Marcia Berselli, do Departamento de Artes Cênicas. Cerca de dez alunos foram contemplados.

Em entrevista à equipe Agência de Notícias da UFSM,  Fernanda contou que, enquanto pessoa com deficiência visual, entende a importância que esse trabalho tem para a sociedade – até mesmo para pessoas sem deficiência – porque o DiVerso é um programa que atinge e impacta a todos(as). Ademais, revela que sempre teve a preocupação de que os estudantes que passam pela Universidade tivessem uma noção, embora mínima, acerca dessas questões. “Independente da área que eles atuarão mundo afora, esse aprendizado sempre é necessário”, explicou a servidora.

Por fim, na mesma entrevista, a professora Mônica conclui que a UFSM é um espaço de produção de conhecimento que deve ser democratizado e compartilhado com a comunidade, pois “o programa pode nos dar essa estrutura de tempo para, no futuro, nós termos isso tudo” (afirmou Mônica).

Equipe do DiVerso celebrando o primeiro evento acessível, com fotografias audiodescritas. Fonte: Programa DiVerso. #Descrição da imagem: fotografia horizontal em preto e branco de um grupo de pessoas muito sorridentes em ambiente interno. Dez pessoas de diferentes idades estão agrupadas e centralizadas na imagem. Nove delas estão em pé e um jovem está sentado em cadeira de rodas. Atrás do grupo, estão sete expositores com fotos em preto e branco. No canto esquerdo, um banner claro escrito “DiVerso”. Duas pessoas de costas para nós apreciam a exposição. A parede ao fundo é de tijolos à vista e o piso claro. Descrição da imagem: Mônica Borba. Fotografia: Dartanhan Figueiredo.