Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

DiVerso: rompendo barreiras na arte através da acessibilidade

Programa tem como objetivo contribuir para a inclusão social de pessoas com deficiência na UFSM por meio da arte



Fotografia horizontal e colorida de nove pessoas que estão dançando em um ambiente interno. Algumas estão em pé, outras sentadas em cadeiras e um jovem está em uma cadeira de rodas. As paredes são pretas e o chão é de madeira clara.
Desde 2022, iniciativa promove atividades sem quaisquer limitações para interessados em participar

Promover ações artísticas feitas por e para todos os tipos de corpos é a missão da equipe do “DiVerso: um programa de arte acessível”. Promovida pelo curso de Dança – Licenciatura da UFSM, a iniciativa tem como meta estabelecer, a longo prazo e de maneira contínua, uma variedade de atividades de inclusão e acessibilidade para pessoas com e sem deficiência.

As idealizadoras do projeto são a técnica-administrativa em educação da Biblioteca Setorial do Centro de Educação, Fernanda Taschetto, e a professora do Departamento de Desportos Individuais do Centro de Educação Física, Mônica Borba. Uma das práticas ofertadas no segundo semestre de 2023 foram oficinas de dança e teatro, que aconteceram às sextas-feiras pela manhã, no prédio 40C do Centro de Artes e Letras (CAL), através de uma parceria com a docente Marcia Berselli, do Departamento de Artes Cênicas. Cerca de dez alunos foram contemplados.

Segundo Mônica, não há nenhuma limitação para interessados em participar. “A gente não tem nenhuma restrição. É só vir. Quem desejar aprender a dançar será muito bem-vindo, tanto da comunidade acadêmica, quanto geral. A proposta é de um grupo plural e que contemple diversas faixas etárias também”, declarou a coordenadora, que também é bailarina e pedagoga. Ela ainda destaca a importância de deixar explícito o quão livre a iniciativa busca ser. Se a gente não disser que é para pessoas com deficiência, elas não se sentem convidadas a vir porque, historicamente, a dança, de um modo geral, renega esses corpos. Nós temos no nosso imaginário aquela bailarina clássica, de sapatilha de ponta, dentro de uma lógica que não contempla a diversidade. Mas não é só para pessoas com deficiência, é um projeto de Dança aberto a todas as pessoas interessadas. Pensamos, inclusive, tanto em quem está em cena, quanto em quem fruirá nossos trabalhos, sempre na perspectiva acessível”, afirmou a professora.

Todo início de semestre a equipe do DiVerso abre vagas nas oficinas para novos integrantes. Isso se dá uma vez que, a cada turma, o dia e horário de realização das atividades pode ser alterado. A divulgação ocorre através do perfil do programa nas redes sociais. Outras ações promovidas pelo grupo são anunciadas por meio do mesmo canal.

Um longo caminho já percorrido

A união entre as atuais coordenadoras aconteceu no ano de 2018, através de um curso de introdução à audiodescrição que estava sendo ofertado pela UFSM e era ministrado por várias pessoas, entre elas, Fernanda, que é uma pessoa com deficiência visual. A técnica-administrativa diz que não foi difícil para ambas se encontrarem: “quando se fala em acessibilidade e inclusão, as pessoas que têm os mesmos pensamentos e os mesmos objetivos acabam se encontrando, independente de onde exercem suas funções. Assim como em nosso caso, que atuamos em centros diferentes, mas temos interesses, compromissos sociais e objetivos comuns”.

Mônica explica, ainda, que a Universidade trabalha com questões envolvendo arte e acessibilidade há décadas. Um exemplo é a professora, agora aposentada, Mara Rubia Alves que, cerca de 25 anos atrás, foi “provocada” por uma aluna do curso de Fisioterapia a iniciar um trabalho de dança com pessoas com deficiência, que deu origem ao projeto chamado “Extremus”, que ofertava essas e outras atividades. A iniciativa foi inspiração para, futuramente, o DiVerso ser criado.

Segundo Mônica, ao longo do tempo o Extremus foi se adaptando e as maneiras como as atividades eram realizadas foram evoluindo. “A proposta foi mudando porque os estudos sobre as pessoas com deficiência foram se transformando com o passar dos anos, como a própria reivindicação desses indivíduos por seus direitos. A ideia deixou de ser uma dança sobre rodas pra ser uma dança em uma perspectiva inclusiva em uma dimensão mais ampla”, revelou Mônica.

Fotografia horizontal e colorida de seis pessoas em um ambiente interno. Todas as pessoas estão sorridentes, vestem roupas confortáveis e tem variadas idades. Quatro elas estão em duplas e dançam. Elas seguram-se pelos braços, de frente uma para a outra. Ao fundo, uma mulher observa a cena. À frente das duplas está um homem em uma cadeira de rodas. Ele está com a cabeça voltada para as duplas. As paredes do ambiente são pretas e o chão é de madeira marrom.
Antes do DiVerso, a professora aposentada Mara Rubia Alves já trabalhava com arte e acessibilidade há cerca de 25 anos

O desejo de desenvolver arte acessível dentro da Universidade foi tanto que, mesmo quando se aposentou, em 2017, Mara seguiu atuando no projeto como voluntária, junto com Mônica, que havia ingressado há pouco na Instituição. “O Extremus foi o grande laboratório para eu trazer toda a minha formação como pedagoga e minha docência em dança e encontrar um caminho de possibilidade e potência artística”, explicou Mônica.

Em 2018, o grupo produziu um espetáculo de dança que marcou a história de Santa Maria por ter sido a primeira obra da vertente audiodescrita da cidade. A apresentação foi totalmente acessível, tanto no sentido dos corpos que estavam em cena, pela diversidade de faixas etárias e demais características, quanto em relação ao público. Também foi realizada interpretação em libras, teve o plano do espetáculo impresso em braille e, além disso, ocorreu uma visita guiada ao espaço cênico do Theatro Treze de Maio para o público com deficiência visual.

Depois do evento, já em 2019, Mara concluiu seu período como voluntária e, então, deixou o projeto. Mônica, dessa forma, afirma ter sentido a necessidade de ressignificar e ampliar o trabalho que já vinha sendo feito para além da dança – ainda que esta seja o carro-chefe. É assim que o DiVerso “entra em cena”, como se diz no mundo artístico. O programa, contudo, nasceu enquanto registro oficial apenas em 2022, em função da pandemia. Durante o período em que o mundo passava pelo distanciamento social, foi realizada a iniciativa “Encontros para dançar”, de forma remota.

A Universidade como ferramenta de apoio

Para a docente, a UFSM é um espaço de produção de conhecimento que deve ser democratizado e compartilhado com a comunidade. Nesta linha de raciocínio, Fernanda conta que, enquanto pessoa com deficiência, entende a importância que esse trabalho tem para a sociedade – até mesmo para pessoas sem deficiência –, porque o DiVerso é um programa que atinge e impacta a todos. Dessa forma, as co-coordenadoras também utilizam o programa para disseminar as noções acerca da acessibilidade em atividades como consultorias e cursos de capacitação.

Eu sei como é difícil encontrar propostas que sejam voltadas às pessoas com deficiência. A gente desenvolve ações que façam com que outras pessoas recebam um pouquinho do conhecimento que temos. A partir disso, esperamos que outras pessoas entendam e apliquem esse conhecimento de como tornar um evento acessível, de como tornar uma aula de dança acessível, de como tornar uma imagem acessível, entre outros”, contou a técnica-administrativa, que complementou: “mas nós também seguimos aprendendo sempre”.

Fotografia horizontal e colorida de Braian Engerrof e sua mãe Maria Iria Engerroff na aula de Dança. Eles estão enquadrados dos joelhos para cima, em pé, de frente um para outro, de lado para nós. Braian é um jovem branco, magro, de estatura média e de cabelos pretos. Ele está vestindo uma regata esverdeada uma bermuda cinza escura. Maria Iria é uma mulher branca, de estatura média, magra, de cabelo curto, cacheado e castanho claro. Ela está vestindo uma regata cinza e uma calça cinza com listras verticais pretas. Braian está com as mãos nos ombros de Maria Iria enquanto ela segura os cotovelos dele. Eles estão em um ambiente interno, com paredes pretas e chão de madeira marrom.
O DiVerso também atua na divulgação da importância da acessibilidade na vida em sociedade

A UFSM, como instituição de ensino superior pública e de caráter extensionista, tem um grande papel no desenvolvimento de práticas acessíveis para a comunidade interna e externa. Fernanda revela que sempre teve a preocupação de que os estudantes que passam pela Universidade tivessem uma noção, embora mínima, acerca dessas questões. “Independente da área que eles atuarão mundo afora, esse aprendizado sempre é necessário”, explicou a servidora.

Uma das grandes metas do grupo é instituir um repositório virtual de imagens de dança audiodescritas, para ser acessado tanto por pesquisadores quanto por interessados pela área. A ideia é que estudantes, artistas e professores possam, da mesma forma, solicitar a tradução de fotos em palavras para ações didáticas, sem fins lucrativos. “O programa pode nos dar essa estrutura de tempo para, no futuro, nós termos isso tudo”, afirmou Mônica.

DiVerso acolhendo a comunidade

Maria Iria Engerroff e seu filho Braian Engerroff são alunos das oficinas do DiVerso. A mãe conta que soube da iniciativa ainda na época do Extremus através de uma apresentação do grupo, mas somente anos depois a família se envolveu, após o jovem, que gostou da proposta, se formar no ensino médio.

Fotografia horizontal e colorida onde estão Maria Iria Engerroff, Braian Engerroff e a professora Mônica Borba. Eles estão de perfil direto para nós, lado a lado e enquadrados da cintura para cima. Olham para cima concentrados. Mônica aponta com a mão esquerda para o alto e com mão direita segura delicadamente a cabeça de Braian, que está entre as mulheres. Maria Iria é uma mulher branca, baixa e magra de cabelo curto, cacheado e castanho claro e está vestindo uma regata branca. Mônica é uma mulher negra de pele parda, baixa e magra de cabelos pretos, usa óculos de grau e está vestindo uma camiseta preta. Braian é um homem jovem branco, magro de cabelos pretos e está vestindo uma regata esverdeada. O fundo da fotografia é preto.
Braian, aluno do DiVerso, aponta seu sentimento nas aulas do programa: “quando eu estou dançando, eu me sinto feliz”

Eu não fazia nem ideia de como era. No começo, eu confesso que eu fiquei tímida, porque era uma coisa nova mas, com o passar das aulas, eu fui me soltando e percebendo como é bom dançar e ser quem a gente é, indiferente das limitações”, declarou Maria Iria, que complementou: “na dança não tem certo ou errado, o corpo se expressa da forma que ele quer se expressar. Isso, para mim, é sempre muito marcante”.

Braian, que tem paralisia cerebral, expressou o que sente sobre poder participar das aulas. “Eu gosto de dançar. Quando eu estou dançando, eu me sinto feliz, me sinto alegre, me sinto bem. Eu tenho meus amigos da dança”, contou o jovem, que também afirmou se sentir orgulhoso de fazer parte das oficinas. A mãe ainda diz que o DiVerso abriu diferentes portas para a dupla, que, depois que começou a se envolver com as atividades, teve a oportunidade de estar em muitos outros eventos artísticos, seja sobre dança ou sobre teatro. “Eu só tenho a agradecer por esse projeto tão grandioso que entrou na nossa vida, com certeza, para ficar”, concluiu Maria Iria.

Texto: Pedro Pereira, estudante de jornalismo e voluntário da Agência de Notícias
Foto: Ana Alicia Flores, estudante de desenho industrial e bolsista da Agência de Notícias
Edição: Mariana Henriques, jornalista

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-65032

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes