O projeto Handebol Feminino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está com inscrições abertas para a seletiva de novos membros da Comissão Técnica, com o objetivo de fortalecer ainda mais a estrutura do grupo para o ano de 2026.
A seleção contempla diferentes áreas de atuação, incluindo Auxiliar Técnico(a), Treinador(a) de Goleiras, Preparador(a) Físico(a), Fisioterapeuta, Psicólogo(a), Nutricionista, Comunicação, Organização/Gestão de Equipe, Apoio Logístico e de Quadra, além da possibilidade de propor outras funções, mediante descrição no formulário de inscrição.
De acordo com a responsável técnica do Handebol Feminino UFSM, Ysadora de Freitas Mazzardo, o momento marca um novo passo na consolidação do projeto:
“Como responsável pelo projeto do Handebol Feminino da UFSM, é uma grande satisfação anunciar a abertura do nosso seletivo de novos membros. Estamos realizando essa seleção agora, no final de 2025, já pensando na formação e no treinamento da nova comissão ainda neste ano, para que em 2026 possamos iniciar a temporada com uma estrutura cada vez mais sólida e organizada.”
O projeto vem em constante expansão. Em 2025, foi criada a categoria de base, que já conta com uma equipe técnica diversificada, assim como a equipe adulta. Ambas as frentes são estruturadas de forma multidisciplinar, o que potencializa o trabalho e fortalece o desenvolvimento esportivo e humano das atletas.
Ysadora de Freitas Mazzardo – Handebol Feminino UFSM
“O objetivo dessa seletiva é abrir espaço para acadêmicos e profissionais formados que desejam colaborar com o projeto — seja na área técnica, científica ou de apoio. Nosso foco é o rendimento, mas também valorizamos a formação acadêmica e profissional, a extensão e a pesquisa”, explica Ysadora.
Com o olhar voltado para o próximo ano, a equipe projeta novas categorias e ampliação de atividades, o que demanda o engajamento de mais pessoas interessadas em contribuir com o crescimento do handebol feminino dentro da Universidade.
“Para o próximo ano, a tendência é ampliar ainda mais o projeto, com novas categorias e, consequentemente, a necessidade de mais pessoas envolvidas. Por isso, estamos em busca de profissionais e acadêmicos comprometidos, que queiram contribuir com o crescimento do handebol feminino da UFSM, com muito profissionalismo e dedicação”, ressalta.
A responsável técnica reforça que todas as áreas do conhecimento são bem-vindas para colaborar:
“As portas estão abertas para todas as áreas — nutrição, medicina, fisioterapia, comunicação, marketing, jornalismo, educação física (bacharelado e licenciatura), e tantas outras que possam somar ao nosso trabalho. A ideia é seguirmos crescendo juntos, sempre buscando excelência em tudo que fazemos.”
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.