A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anuncia a reabertura do curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento e Reabilitação (PPGCMR), sediado no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). A retomada ocorrerá por meio da 4ª Janela de Ingresso da Pós-Graduação, conforme previsto no Edital 065/2024 da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).
A reativação do doutorado representa um marco importante para o fortalecimento da pesquisa científica e da formação de alto nível no campo da saúde e do movimento humano. O curso havia sido descontinuado temporariamente e sua volta reforça o papel histórico da UFSM como um dos principais centros de referência da Área 21 da CAPES, voltada às Ciências do Esporte, Educação Física e Reabilitação.
Segundo o professor Fábio Juner Lanferdini, coordenador do PPGCMR, “a retomada do curso de Doutorado em Ciências do Movimento e Reabilitação (PPGCMR) do CEFD-UFSM representa um avanço significativo para a produção científica e a formação de alto nível na área da saúde e do movimento humano no Brasil. Sua volta reafirma o compromisso da UFSM com a excelência acadêmica, sendo historicamente um dos principais centros de referência na Área 21 da CAPES, responsável pela formação de diversos docentes e pesquisadores da área.”
O programa oferecerá formação doutoral nas áreas de Biodinâmica e Pedagogia do Movimento e Reabilitação Funcional, estruturado em quatro linhas de pesquisa:
Biodinâmica do esporte, da atividade física e da saúde
Pedagogias das práticas corporais e esportivas
Processos de prevenção, avaliação e reabilitação cardiorrespiratória e metabólica
Processos de prevenção, avaliação e reabilitação musculoesquelética e neurofuncional
Ainda de acordo com o professor Fábio, “o programa buscará realizar pesquisas voltadas à promoção da saúde, ao desempenho físico e à reabilitação funcional, entre outras em diferentes populações. Além disso, contribuirá para o desenvolvimento regional e nacional, ao capacitar doutores e doutoras críticos e inovadores, aptos a liderar projetos de pesquisa, políticas públicas e ações voltadas à melhoria de diversos anseios da comunidade, como a educação, o exercício físico e a reabilitação.”
A expectativa é de que o programa retome seu protagonismo nacional e avance na consolidação de parcerias internacionais, por meio de ações de cooperação e internacionalização. A reabertura atende a uma demanda histórica da comunidade acadêmica e científica da região central do Rio Grande do Sul.
“Essa retomada era aguardada há muitos anos por várias gerações de docentes, técnicos-administrativos em educação e discentes que batalharam pelas salas, corredores, produções científicas e projetos desenvolvidos pelo CEFD e pelo Centro de Ciências da Saúde da UFSM, e aplicados junto à CAPES, a fim de concretizar o retorno de um programa de doutorado em Santa Maria. A reativação ampliará as oportunidades de internacionalização e consolidará o papel estratégico da UFSM como centro de referência na área. Vida longa e de alta qualidade ao PPGCMR-UFSM”, conclui o coordenador.
As inscrições para o Doutorado estarão abertas de 11 a 25 de agosto, por meio da 4ª Janela do Edital 065/2024 da PRPGP. O edital completo estará disponível em breve no site da Pró-Reitoria.
Acompanhe os perfis do CEFD e do PPGCMR no Instagram.
Texto: Régis Augusto Albanese Diniz/Subdivisão de Comunicação do CEFD