Márcia Daniele Scherer Cipriani, 56, iniciou sua carreira profissional dentro da UFSM na Reitoria da Universidade. Em 23 de agosto de 1991, começou a trabalhar na Coordenadoria de Ensino de 2° Grau, onde permaneceu por 22 anos até que, em 2014, passou a integrar o Departamento de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.
Na Secretaria Escolar do CTISM, Márcia tem como uma de suas funções principais o registro de diplomas, algo que para ela tem muito significado. “Eu gosto muito dessa parte de fazer os diplomas porque tu dá uma conclusão para o aluno”, afirma ela.
Além disso, a servidora também é responsável pelo registro de horários de aula, encargos e encaixes nas disciplinas dos professores. Durante 5 anos, Márcia trabalhou na Comissão de Análise de Documentos do Colégio, onde, segundo ela, teve a oportunidade de ter um contato mais próximo com alunos, pais e pessoas interessadas em ingressar no CTISM. Hoje em dia, esse contato não ocorre com tanta frequência, uma vez que os processos são mais informatizados.
“A minha relação com o Colégio é de afeto”
A Universidade faz parte de momentos marcantes da vida de Márcia. Foi dentro da Instituição que ela conheceu seu marido, com quem tem dois filhos, João Pedro e Ana Carolina. Ambos foram alunos do CTISM: João Pedro é formado no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio e Ana Carolina no Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Segundo Márcia, ter a oportunidade de acompanhar de perto a formatura dos dois filhos como mãe e servidora, foi o momento mais impactante de sua trajetória no CTISM.
Em julho, a funcionária completará 57 anos e, com isso, atingirá as condições necessárias para a aposentadoria. Para ela, a decisão de se aposentar não foi fácil, mas é merecida depois de 34 anos de dedicação e trabalho dentro da Universidade. Nos planos para o futuro, a servidora planeja dedicar-se a si mesma, realizando atividades que há muito tempo não conseguia fazer, como um curso de idiomas e aulas de dança e canto.
Além disso, ela tem como perspectiva para o futuro finalizar, junto com o esposo, a construção de uma casa em Itaara.
Ao recordar os anos de trabalho no CTISM, Márcia comenta: “Sou muito feliz trabalhando aqui no Colégio. Vou sentir saudades da convivência diária com os colegas e alunos. São amizades que vou levar eternamente comigo”.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.
Fotos: Gabriel Montelli