Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Quem faz o CTISM: Prestes a se aposentar, servidora celebra 11 anos de trabalho no Colégio

Formada em Letras pela mesma instituição em que trabalha há 34 anos, Márcia ministrou aulas em colégios particulares de Santa Maria até chegar à UFSM.



Márcia Daniele Scherer Cipriani, 56, iniciou sua carreira profissional dentro da UFSM na Reitoria da Universidade. Em 23 de agosto de 1991, começou a trabalhar na Coordenadoria de Ensino de 2° Grau, onde permaneceu por 22 anos até que, em 2014, passou a integrar o Departamento de Ensino do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

Na Secretaria Escolar do CTISM, Márcia tem como uma de suas funções principais o registro de diplomas, algo que para ela tem muito significado. “Eu gosto muito dessa parte de fazer os diplomas porque tu dá uma conclusão para o aluno”, afirma ela.

Além disso, a servidora também é responsável pelo registro de horários de aula, encargos e encaixes nas disciplinas dos professores. Durante 5 anos, Márcia trabalhou na Comissão de Análise de Documentos do Colégio, onde, segundo ela, teve a oportunidade de ter um contato mais próximo com alunos, pais e pessoas interessadas em ingressar no CTISM. Hoje em dia, esse contato não ocorre com tanta frequência, uma vez que os processos são mais informatizados.

“A minha relação com o Colégio é de afeto”

A Universidade faz parte de momentos marcantes da vida de Márcia. Foi dentro da Instituição que ela conheceu seu marido, com quem tem dois filhos, João Pedro e Ana Carolina. Ambos foram alunos do CTISM: João Pedro é  formado no Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio e Ana Carolina no Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio. Segundo Márcia, ter a oportunidade de acompanhar de perto a formatura dos dois filhos como mãe e servidora, foi o momento mais impactante de sua trajetória no CTISM. 

Em julho, a funcionária completará 57 anos e, com isso, atingirá as condições necessárias para a aposentadoria. Para ela, a decisão de se aposentar não foi fácil, mas é merecida depois de 34 anos de dedicação e trabalho dentro da Universidade. Nos planos para o futuro, a servidora planeja dedicar-se a si mesma, realizando atividades que há muito tempo não conseguia fazer, como um curso de idiomas e aulas de dança e canto.

Além disso, ela tem como perspectiva para o futuro finalizar, junto com o esposo, a construção de uma casa em Itaara.

Ao recordar os anos de trabalho no CTISM, Márcia comenta: “Sou muito feliz trabalhando aqui no Colégio. Vou sentir saudades da convivência diária com os colegas e alunos. São amizades que vou levar eternamente comigo”.


Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.

Fotos: Gabriel Montelli

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-10597

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes