Durante os dias 25, 26 e 27 de setembro, a UFSM foi palco do maior evento educacional do interior do estado. Cerca de 29 mil pessoas passaram pelo Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia para conhecer os cursos da Universidade. Um dos estandes mais procurados foi o do CTISM, que contou com diversas dinâmicas interativas para apresentar os cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, os Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio, Graduação, Pós-Graduação e EJA-EPT ofertados no Colégio.




Para o diretor do CTISM, Rafael Adaime Pinto, o Descubra é uma oportunidade de mostrar à comunidade externa o que é desenvolvido dentro do Colégio por meio de projetos. “Essa interação dos nossos estudantes apresentando o curso para comunidade, em uma linguagem de estudante para estudante, falando o quanto eles gostam de participar dessas atividades e, principalmente, quanto eles gostam dos nossos cursos, é o mais valioso de todo evento”, destacou.
Projetos e Atividades
Diversos projetos desenvolvidos no Colégio foram levados ao Descubra. Entre eles, o “Desenvolvimento de dispositivos de baixo custo para monitoramento de sistemas fotovoltaicos”, coordenado pelo professor Fernando Kahler Guarda.
“Nós temos três telhados didáticos para as aulas práticas dos alunos, para ofertar cursos externos e também para utilizarmos em projetos de pesquisa com os alunos. Estamos desenvolvendo dispositivos de baixo custo para detectar falhas nos sistemas fotovoltaicos e é muito legal poder trazer isso ao Descubra”, explicou.
Outro projeto que chamou a atenção do público foi o “Desenvolvimento de jogos eletrônicos como forma de aprendizagem para alunos do curso Técnico em Informática para Internet”,coordenado pelo professor Fábio Franciscato. O estudante do terceiro ano do curso Técnico em Informática para a Internet Integrado ao Ensino Médio e bolsista do projeto, Nicolas Focking da Rosa, relatou que a experiência de desenvolver um jogo foi simultaneamente desafiadora e gratificante.
“Trazer o projeto para o Descubra é expor os três anos de dedicação que eu tive no CTISM. É muito legal ver as pessoas animadas com o jogo. O videogame tem esse poder, de tornar o imaterial palpável e marcar a vida das pessoas.”
Quem passou pelo estande do CTISM, pôde conferir uma das atrações que mais fizeram sucesso entre os visitantes: os robôs desenvolvidos pelos alunos do Colégio. Além disso, o “CTISM GOODS”, livro de colorir com elementos do Colégio, desenvolvido pelos bolsistas de comunicação da instituição, foi uma das dinâmicas mais procuradas por quem passou por ali. Desde crianças até pessoas idosas, todos queriam ir para casa levando uma lembrança do Colégio no Descubra 2025.
Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.
Imagens: Gabriel Montelli e Alexandre Fortes.