Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acontece no CTISM: projeto impulsiona o desenvolvimento de jogos eletrônicos



O projeto de ensino “Desenvolvimento de jogos eletrônicos como forma de aprendizagem para alunos do curso Técnico em Informática para Internet” foi criado pelo professor Fábio Teixeira Franciscato, e como o próprio nome sugere, surgiu com o objetivo de facilitar o processo de aprendizagem dos alunos em disciplinas relacionadas à lógica matemática, como programação. 

A iniciativa reúne 10 alunos do Curso Técnico em Informática para Internet, que ingressaram no grupo quando ainda estavam no primeiro ano do Ensino Médio. Agora, no terceiro ano, eles concluem  o período escolar ao mesmo tempo em que finalizam a criação de um jogo eletrônico.

 “A expectativa é de compreender se, ao criar um jogo, os alunos vão ter mais facilidade para entender a lógica da programação. Para os alunos, esta é uma oportunidade de agregar experiências ao portfólio”, destaca o coordenador do projeto.

Por dentro da criação de um jogo eletrônico

Engana-se quem pensa que para desenvolver um jogo basta saber programar, o processo é muito mais complexo que isso. É necessário criar uma história, com um enredo cativante e personagens interessantes, pensados para atrair a atenção do público.Segundo Fábio, os alunos trabalham divididos em equipes, cada uma responsável por uma parte específica da produção. “Nós nos encontramos a cada 15 dias presencialmente, mas os alunos desenvolvem as suas atividades de forma remota”, explica o professor.

Uma vez que a temática norteadora do jogo é definida, os alunos iniciam o processo de criação dos personagens. Os esboços iniciais são feitos no papel e, em seguida transferidos para o computador, onde os alunos desenham cada pixel manualmente.

A história do jogo, intitulado “Forgotten Art”, gira em torno de um grupo de estudantes do CTISM, que acabam aprisionados em uma outra dimensão dentro de quadros artísticos inspirados em prédios da UFSM. O intuito final é que o jogador resgate os estudantes desse universo paralelo, antes que eles se tornem parte permanente das pinturas.

Mais do que um jogo, um universo narrativo

O envolvimento com a narrativa levou o grupo a expandir o projeto para além do jogo. A proposta agora é transformar o enredo em um livro, também desenvolvido pelos alunos. “Criamos a história, os personagens, os diálogos e as fases. Nossa intenção é lançar um livro com base nesse universo”, revela Fábio.

O lançamento oficial de Forgotten Art está previsto para ocorrer durante a Feira de Ciências do CTISM, em outubro. Caso a avaliação dos resultados do projeto seja positiva, há a intenção de torná-lo uma disciplina regular do curso Técnico de Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio.

Texto: Myreya Antunes, bolsista de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional do CTISM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-360-10624

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes