Ir para o conteúdo CTISM Ir para o menu CTISM Ir para a busca no site CTISM Ir para o rodapé CTISM

Apoio Pedagógico – Materiais de Apoio

O Apoio Pedagógico do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) é um projeto que visa ofertar práticas de inclusão e consequente sucesso escolar por parte dos estudantes, buscando desenvolver ações, monitorias, acompanhamentos individualizados, a fim de, beneficiar na formação educacional de cada aluno (a). O CTISM tem como objetivo promover a educação profissional, desenvolvendo conhecimento humano e tecnológico. Essa instituição hoje oferece as seguintes modalidades de ensino: “formação inicial”, “formação continuada”, “educação profissional técnica de nível médio”, “educação profissional tecnológica de graduação e de pós-graduação”, gerando assim um público-alvo bem diversificado, com diferentes necessidades, níveis de aprendizado, faixa etária, ao qual o apoio pedagógico se vincula, auxiliando nas dificuldades desses estudantes.

APOIO PEDAGÓGICO NO CTISM: AÇÕES DE INCLUSÃO E SUCESSO ESCOLAR

Material de Apoio - Português e Literatura
  • Acesse aqui os podcasts:

Assim como a leitura do texto na íntegra, os áudios também ajudam a exercitar a prática de leitura e interpretação. Por isso, os podcasts foram utilizados para facilitar o acesso a leitura, seja ela visual ou auditiva nas aulas de Língua Portuguesa no Apoio Pedagógico do CTISM, do qual faço parte como monitora desde 2020. O conto “O Triunfo” de Clarice Lispector foi um dos que mais gostei de gravar, me encantei pela história e pela forma intimista da autora de lidar com certas questões sociais através de sua escrita! (Aline – Monitora de Língua Portuguesa de 2021).

Neste canal, estão podcasts com materiais que uso em minhas aulas do Apoio Pedagógico em Literatura e Língua Portuguesa do CTISM do qual faço parte como monitor. Aqui, estão os áudios com a gravação de contos e também com a locução de algumas atividades. O nome que escolhi é em homenagem a um dos meus contos favoritos de Clarice Lispector, de mesmo nome, “Felicidade Clandestina”, também porque o meu contato com os livros, com a literatura, é um momento individual, clandestino de alegria. (Rúbi – Monitor de Português e Literatura de 2021)

Material de Apoio - Inglês

Things you should know about CTISM that nobody told you!

Mural created by CTISM’s Pre-Intermediate English class with facts and curiosities that freshmen students who will enter the school next year should know.

PREPARE YOURSELF: Some useful tips to nail the speaking test!

• Acesse aqui o podcast:

An idea created in the Pedagogical Support of CTISM to make students practice listening while we talk about important issues of society. Welcome to the PodLínguas, a podcast specially created for the CTISM Students! On this first episode, we are going to talk about the sitcom The Big Bang Theory, and how women are represented in the series. Hope you all enjoy it!

Material de Apoio - Física
Material de Apoio - Informática