Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mensagem à Comunidade Escolar da UEIIA



Prezada comunidade escolar da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo.

Iniciamos um novo ciclo na gestão da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. Nós, Maria Talita Fleig, e Daliana Löffler assumimos o compromisso de representar a Direção Geral da Unidade na gestão 2022-2025, a partir da nossa candidatura e da aprovação da lista tríplice pelo conselho diretor. 

Desde janeiro de 2015, quando tomamos posse e entramos em exercício docente na UEIIA, assumimos o compromisso com a educação e o cuidado dos bebês, das crianças bem pequenas e pequenas, a pesquisa, a extensão e a formação de professores, seja ela inicial ou continuada. Paralelo a isso, fomos construindo vínculos com as crianças e os adultos, sejam eles bolsistas, colegas professoras, famílias, colaboradoras terceirizadas e demais servidores da unidade. Neste processo, contamos com a colaboração do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e do Departamento Administrativo e de toda a equipe da UEIIA.

Compreendemos que na UEIIA, mesmo que o trabalho seja coletivo, precisamos sempre considerar as especificidades de cada uma dessas pessoas como parte importante, constituidora dessa instituição. Nesse momento, em que representamos a Direção Geral da Unidade, além de permanecermos docentes, acreditamos na continuidade de uma proposta de trabalho que respeita os princípios do serviço público, que defenda os direitos das crianças e dos adultos, reconhecendo as crianças nas suas culturas. 

Cada dia vivido dentro da Ipê Amarelo, é um encontro diferente, marcado pela alegria, a fantasia, a descoberta, a inovação, a inventividade, enfim, marcado por inúmeras possibilidades de aprender algo novo. E é isso que gostaríamos de reiterar nesse momento, a capacidade humana de aprender e reaprender. Capacidade essa fundamental para os desafios que se apresentaram no último ano, pois foi necessário persistência e coragem para dialogar e enfrentar os desafios, aprendemos que escuta, planejamento, organização, leveza, equilíbrio, ponderação, negociação e empatia são fundamentais quando assumimos a gestão e a docência. 

Ao longo do primeiro semestre de gestão muitos foram os desafios que se apresentaram, mas gradativamente fomos trabalhando para que o início das atividades letivas acontecesse da melhor forma possível. Assim, em 21 de fevereiro de 2022 iniciamos o atendimento parcial das crianças com uma equipe de professoras e bolsistas que, após passar por um período formativo, organizaram a acolhida das crianças e suas famílias. Também, gradativamente fomos organizando o serviço de nutrição escolar para que, além das interações e brincadeiras, as crianças pudessem desfrutar dos momentos de partilha durante a alimentação. Gradualmente todos e todas foram retornando à Unidade, e no mês de abril iniciamos o retorno integral das atividades letivas. 

Nunca deixamos de lado os cuidados com a limpeza e higiene dos espaços, afinal de contas, ainda estamos vivendo a Pandemia da Covid – 19. Sob este aspecto o trabalho da Comissão de Biossegurança da Unidade foi imprescindível para que pudéssemos desenvolver nosso trabalho de forma responsável e segura.

Mas, nada disso seria possível se estivéssemos sozinhas, e nesse sentido, agradecemos o trabalho de todas as pessoas da Unidade, e principalmente as famílias, que compreenderam com paciência e empatia os processos pelos quais passamos. Que sigamos juntos e juntas no próximo semestre, buscando sempre, o melhor para a UEIIA.

 

Santa Maria, 09 de junho de 2022.

Atenciosamente,

Direção Geral da UEIIA

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-359-2919

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes