Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo

Reflexões sobre os processos vividos I – Um convite para o diálogo

Prezada Comunidade Escolar!

A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo é um espaço formativo que recebe e acolhe diversas pessoas, com funções e intencionalidades diferentes, que convergem no cotidiano com as crianças. Considerando isso, é necessário que haja uma articulação entre as ações desenvolvidas, tendo como ponto em comum a Proposta Pedagógica da Unidade.

Revisitar a Proposta Pedagógica, e dialogar com o que já foi ao longo da trajetória, faz-se fundamental quando nos preparamos para iniciar um novo ano letivo. Sentimos a necessidade, em 2023, de retomar pontualmente alguns aspectos relativos ao acompanhamento de como cada agrupamento foi se constituindo, para, a partir deles, projetar o ano letivo de 2024.

Os aspectos dos quais falamos dizem respeito aos desafios enfrentados, bem como as causas e principalmente as alternativas construídas para superá-los. Os desafios que foram aparecendo eram de diferentes ordens, englobando a necessidade de soluções institucionais para prover as condições orçamentárias e pedagógicas de funcionamento da Unidade, envolvendo aspectos relacionados à acolhida das crianças no início e ao longo do ano, à organização de horários e locais de alimentação, aos processos de seletividade/preferências alimentares e aos processos de inclusão, para citar alguns.

A partir da reflexão sobre os processos vivenciados ao longo do ano de 2023, por meio de reuniões entre os Departamentos de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Administração e a Direção Geral da Unidade, e dos diálogos com as famílias, pensou-se em perspectivas de (re)organização dos agrupamentos para o ano de 2024. Em paralelo a isso, buscou-se a articulação com as profissionais da equipe multiprofissional e das docentes de cada turma, dialogando sobre as crianças e as suas relações, visto que esses grupos acompanham diariamente as crianças, tendo-se mais propriedade sobre detalhes que muitas vezes fazem uma grande diferença na composição dos agrupamentos. A partir deste movimento, também projetou-se as possibilidades de vagas para ingresso imediato e cadastro reserva a serem disponibilizadas no edital de ingresso de crianças considerando as condições da Unidade, em termos de recursos humanos e financeiros.

Paralelo a isso, apostamos na permanente disponibilidade dos adultos que estão em processo formativo – inicial ou continuado – para aprender com os seus pares e com as crianças. O que as crianças expressam e manifestam, a partir do que disponibilizamos e como mediamos, nos conduz a uma reflexão projetiva que referencia os próximos planejamentos. Nesse sentido, projeta-se um modo de ser docente, o qual pode ser apreendido por todos os acadêmicos que circulam pela Unidade, nas suas diferentes funções e também por aqueles que já concluíram a sua formação inicial, uma vez que esses aspectos mobilizam o grupo para uma atitude que propõe alternativas por meio do diálogo, da articulação e da flexibilidade.

Procuramos viver a UEIIA como um espaço inclusivo pois entendemos que a inclusão é inerente ao nosso trabalho, seja pelas especificidades das crianças públicas alvo do Atendimento Educacional Especializado, seja pela perspectiva mais ampla, que implica o acolhimento de todos. Nesse contexto, a UEIIA é vivenciada numa perspectiva responsiva, considerando que a Educação Infantil é complementar a ação da família. Entender como cada criança interage, refletir sobre os processos relacionais e articular a dimensão individual e familiar no coletivo são desafios que permeiam o nosso cotidiano e, que nos sensibilizam e sinalizam a necessidade de seguirmos refletindo sobre esses pontos com a comunidade escolar.

Direção Geral

Março, 2024