Ir para o conteúdo Ipê Amarelo Ir para o menu Ipê Amarelo Ir para a busca no site Ipê Amarelo Ir para o rodapé Ipê Amarelo

Reflexões sobre os processos vividos II – Um convite para o diálogo

Prezada Comunidade Escolar!

A Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo está se fortalecendo como espaço de ensino, pesquisa e extensão e com o seu reconhecimento como Colégio de Aplicação a partir da Portaria nº 694, publicada em 23 de setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC), torna-se espaço preferencial para o desenvolvimento de práticas de estágio curricular, reafirmando seu compromisso como espaço de formação inicial e continuada.

Neste ano letivo, realizamos um levantamento de vagas disponíveis para acolher estágios na Unidade a partir do diálogo com toda a equipe, que se colocaram à disposição para acolher e supervisionar estagiários dos diferentes cursos e disciplinas. A Instrução Normativa nº 213, de 17 de Dezembro de 2019, que estabelece orientações sobre a aceitação de estagiários no âmbito da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional, Artigo 4º, §1º esclarece que “O estágio, como ato educativo supervisionado, deverá ser acompanhado efetivamente pelo professor orientador da instituição de ensino e por um supervisor da parte da concedente, […]”. Tem sido crescente a procura por estágios curriculares obrigatórios na UEIIA, o que demonstra o reconhecimento como espaço formativo, ao mesmo tempo em que nos desafia a buscar novas estratégias para acolher e contribuir com a formação acadêmica e profissional de todos os envolvidos.

Cada curso possui sua especificidade e forma de organização, e considerando que o curso de Pedagogia tem maior número de solicitações de estágios na Unidade, convidamos o grupo de professores orientadores para dialogar sobre os estágios e definir as turmas. Apostamos no diálogo com os orientadores para organizar a acolhida, considerando o perfil dos acadêmicos e as especificidades de cada turma da Unidade, no que diz respeito aos processos de acolhida e adaptação das crianças, à constituição dos grupos de crianças, à movimentação de acadêmicos bolsistas, estagiários de outras áreas e a constituição da equipe de turma.

Quando recebemos um acadêmico para estágio obrigatório, acolhemos, dialogamos e a partir dos questionamentos oportunizamos uma visita à Unidade. Neste ano organizamos dois momentos coletivos de acolhida para estes acadêmicos, uma no dia quatro de abril, às onze horas, e outra no dia cinco de abril, às dezesseis horas. As visitas à Unidade possibilitam iniciar o processo de construção de pertencimento e de conhecimento da organização da Unidade, dos espaços físicos externos e internos, para que ao iniciar as atividades de estágio, com as observações, registros e planejamentos, o(a) estagiário(a) possa estar mais envolvido com o cotidiano da Unidade.

A compreensão da Proposta Pedagógica da Unidade, especialmente considerando a organização das turmas de berçários e multi-idades, os processos de inclusão, o trabalho articulado com a equipe multiprofissional e  a composição das equipes com a presença de um profissional responsável e diferentes funções dos acadêmicos em formação se constituem nos principais desafios para os acadêmicos, que em colaboração com os professores responsáveis (orientador e regente de turma) constroem juntos, possibilidades para superar tais desafios.

Neste semestre, a Unidade está em processo de acolhimento de estagiários dos cursos de Pedagogia, Educação Especial, Nutrição, Psicologia e Teatro, que desenvolvem suas atividades acadêmicas, contribuindo para fortalecer a Unidade como espaço de formação. O início das atividades de estágios respeitam as orientações de cada disciplina e curso, e serão desenvolvidos ao longo deste semestre letivo, totalizando trinta acadêmicos em estágio obrigatório dos diferentes cursos de graduação da UFSM, na Unidade. Refletir sobre a articulação dos estágios curriculares e a formação inicial e continuada, tem gerado perspectivas para fortalecer a interlocução entre as Unidades de Ensino, considerando os estágios curriculares em desenvolvimento na UEIIA envolvendo as diferentes áreas de atuação profissional que tem potencial para qualificar a escola da infância.

Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão

e  Direção Geral