Curso de Administração da UFSM/PM realiza viagens de estudos

Neste primeiro semestre de 2018, os alunos do curso de administração puderam realizar viagem de estudos, que foram proporcionadas pelos professores do curso de Administração do campus da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões.

Nos meses de abril e maio deste ano, portanto, o curso de Administração realizou três visitas técnicas, com o objetivo de aproximar os acadêmicos da realidade empresarial da nossa região. As experiências permitem que todos vejam na prática os conhecimentos que são trabalhados em sala de aula, clarificando conceitos, métodos, ferramentas e fortalecendo a aprendizagem significativa. Da mesma forma, permite estimular o empreendedorismo, pois todos as empresas visitadas surgiram do empenho e dedicação de pessoas, que em determinando momento ousaram e buscaram desenvolver ações, gerando emprego e renda.

A primeira visita, coordenada pelo Prof. Tiago Zardin Patias, foi realizada no dia 18 de abril de 2018 na São José Industrial, localizada no município de São José do Inhacorá. Foi surpreendente ver as novas instalações da fábrica, recentemente inaugurada, uma estrutura moderna e principalmente, pessoas empolgadas e comprometidas com o desenvolvimento da região.

A segunda visita, coordenada pela Profa. Luciane Miritz, aconteceu na Nestlé – Unidade de Carazinho/RS. Os alunos foram recebidos pela equipe de RH e também pelo diretor da unidade. Foi possível conhecer a empresa, os processos de produção, assim como o planejamento e cuidados com a qualidade e segurança.

A visita realizada no último dia 03 de maio, coordenada pelos Professores Leander Klein e Tiago Zardin Patias, aconteceu na John Deere, cidade de Horizontina, onde os acadêmicos puderam vivenciar um dia numa das maiores fábricas da América Latina, vendo de perto o processo produtivo de colheitadeiras e plantadeiras, que são comercializadas em diversos países, gerando mais de 1600 empregos diretos. Toda a visita foi acompanhada pelo Seu Morais e o popular “Zagueiro”, funcionários aposentados da John Deere, que deram um show de simpatia e esclarecimento de todas as dúvidas.

16 DSC 0301 Nestle