SEMINÁRIO SOBRE PESSOA COM DEFICIÊNCIA E A RURALIDADE SUPEROU AS EXPECTATIVAS NA UFSM/PM

Na última quinta-feira, dia 10 de maio, aconteceu na Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões – RS o I Seminário da Pessoa com Deficiência e a Ruralidade no Contexto do SUS, evento organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC) da UFSM/PM juntamente com a 15º e 19º Coordenadorias Regionais de Saúde.

O evento ultrapassou as expectativas, alcançando um público de cerca de 250 pessoas, entre alunos, entidades e representantes de vários municípios da região. Fazendo parte da programação, pela parte da manhã a Escola Estadual Três Mártires de Palmeira das Missões sensibilizou o público com a apresentação do grupo de teatro Leia, trazendo o tema sobre os tipos e dificuldades das pessoas com deficiências. Ainda pela manhã ocorreu a mesa redonda com as convidadas professoras Marta Julia Marques Lopes da UFRGS e Hernanda Tonini do IFRS com o tema “Pessoas com deficiência e dinâmicas familiares no contexto rural: resistência e saúde”.

Na parte da tarde os alunos da APAE de Palmeira das Missões abrilhantaram o palco com uma apresentação artística que emocionou o público, além da conferência ministrada pela professora Ana Luiza Muccillo Baisch da FURG abordando “O impacto dos Determinantes Sociais em Saúde na vida das pessoas com deficiência e suas famílias”.

O evento sensibilizou o público presente para uma maior atenção às pessoas com deficiência e suas famílias residentes em cenário rural, tendo em vista que se encontram distantes dos recursos coletivos de atenção social, de proteção e de assistência e a dificuldade de acesso e acessibilidade ao direito à saúde. Também, fomentou a reflexão sobre potencialidades de produzir cuidado com olhar sensível a essa realidade e pontuando a relevância de instrumentalização das equipes de saúde e da rede de atendimento.

3 2 1