Exposição do curso de Nutrição divulga atividades de educação alimentar e nutricional realizadas com alunos de Palmeira das Missões

6 grupos participaram da exposição explicando as atividades lúdicas e criativas elaboradas para estimular as crianças a uma alimentação mais saudável

No último dia 05 de dezembro, docentes e estudantes do curso de Nutrição da UFSM realizaram no campus de Palmeira das Missões a 5ª Exposição de Materiais Lúdicos de Educação Alimentar e Nutricional. O evento teve como objetivo expor à comunidade os materiais desenvolvidos na Disciplina de Educação Alimentar e Nutricional e que foram utilizados em um Programa realizado com seis turmas de crianças da educação infantil e séries iniciais da Escola Jesus Maria José, de Palmeira das Missões.

Ao todo, 26 estudantes participaram da mostra que foi dividida em 6 grupos. A atividade, que fez parte da avaliação da disciplina, foi organizada pela professora Greisse Leal e contou com o auxílio das professoras Adriane Blümke e Vanessa Kirsten. “Essa mostra de materiais lúdicos é elaborada sempre pelo professor da disciplina de Educação Alimentar e Nutricional que tem o objetivo de fazer com que o aluno entenda todos os processos de educação que envolve a educação alimentar para diversos públicos – adulto, criança e idoso. Os alunos foram até o colégio, fizeram o diagnóstico da situação alimentar das crianças, verificando o que elas gostam, o que não gostam e quais os fatores que poderiam estar envolvidos. Depois, os (as) acadêmicos (as) tiveram que elaborar atividades lúdicas e criativas, para estimular o público infantil a uma alimentação mais saudável”, explica a professora Vanessa Kirsten.

A exposição faz parte da Disciplina de Educação Alimentar e Nutricional e visa divulgar os trabalhos feitos pelos acadêmicos

A intenção da atividade é explorar o lado criativo, lúdico e também a interação entre os participantes. Conforme a acadêmica do 5º semestre do curso de Nutrição, Eduarda Tremea, durante a avaliação com as crianças foi constado que elas compreenderam e aprenderam o que foi proposto. “A disciplina foi muito importante para a gente ter um olhar mais ampliado das questões de saúde em geral, mas principalmente sobre a nutrição. A gente teve que desenvolver várias habilidades como a de conseguir trabalhar com elas, de pensar metodologias e estratégias adequadas para cada idade e de estudar sobre as peculiaridades e sobre as particularidades de cada faixa etária. Para isso, a gente desenvolveu várias atividades que foram bem importantes para o nosso desenvolvimento profissional e pessoal ”.

Ainda segundo a acadêmica, as ações foram bem aceitas pelas crianças que gostaram e compreenderam a importância de uma alimentação mais saudável. Durante o desenvolvimento do trabalho, houve também uma aproximação com os pais, proporcionando resultados satisfatórios. “Envolver os pais nessa educação alimentar e nutricional é muito importante para as crianças, pois eles têm um papel fundamental para desenvolver hábitos saudáveis para as crianças e fazer com que elas se alimentem de uma forma mais saudável e mais adequada”, acrescentou.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM