Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Grupo de Pesquisas da UFSM-PM lança o livro “O maravilhoso mundo dos insetos” nesta terça (06) na 47ª Feira do Livro de Santa Maria

Acontece, nesta terça-feira (06), na Estante Virtual da UFSM na 47ª Feira do Livro de Santa Maria, o lançamento do livro “O maravilhoso mundo dos insetos”, de autoria de Andréa Inês Goldschmidt, Daniela da Silva Castiglioni, Ariadne de Freitas Leonardi, Carolina Rangel, Evandro Fritch Medeiros, Geovane Bernardi, Geovane Fritch Medeiros, Maira dos Santos Silveira e Sabrina Antunes Ferreira. O evento acontece às 19h e será transmitido através do Facebook da Pró-Reitoria de Extensão (facebook.com/preufsm).

O material foi produzido pelo Grupo de Pesquisas do Laboratório de Ensino em Ciências do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, RS, como parte do Projeto “Ensino em Ciências: sinalizando possibilidades de parcerias”. O Projeto é apoiado pelo Fundo de Incentivo à Extensão – FIEX para servidores da UFSM – Programas.

De uma forma ilustrada e divertida, este livro infantil apresenta as curiosidades, as características e importância ecológica dos diferentes insetos, tão importantes para a polinização das plantas e para a manutenção da vida no planeta. Oportuniza aos leitores de anos iniciais do Ensino Fundamental, a promoção da curiosidade, revelando informações e a valorização de alguns exemplares do maravilhoso mundo dos insetos; além de promover a conscientização sobre a importância deste grupo de pequenos animais, que inclusive, estão entre o mais numerosos do planeta.

Segundo os autores, as informações não revelam os insetos e sim oportunizam ao leitor, através da interpretação e das curiosidades, poder descobrir de que insetos se trata as informações. Assim, por meio da leitura de versos em rimas, cada criança poderá descobrir a que inseto se refere o texto. As ilustrações auxiliam também nesta descoberta. Desta forma, o leitor deverá descobrir a que inseto se refere cada página do livro. Ao final, é oportunizado aos leitores, conhecerem um pouco mais sobre os insetos, sendo apresentadas as informações científicas sobre a classe Insecta e as ordens de insetos presentes no livro. O objetivo é que este material, ao ser desenvolvido nas escolas, possa também contribuir com os professores trazendo as informações para trabalhar a respeito do grupo.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM