Live de Recepção Institucional para o 2º semestre de 2020 foi realizada pela UFSM-PM

Na última segunda-feira (19), a Direção do campus da UFSM de Palmeira das Missões promoveu uma live no Instagram oficial da instituição (@ufsmpm) com o objetivo de recepcionar todos os estudantes, professores e técnico-administrativos em educação ao 2º semestre letivo de 2020. Na ocasião, o diretor do campus, professor, Rafael Lazzari, respondeu aos principais questionamentos acerca desse período e sobre o novo Calendário Acadêmico proposto. A live foi mediada pela Relações Públicas Isabel Malheiros .

O semestre, que teve como data inicial o dia 19 de outubro, devido à pandemia de Covid-19, inicia suas aulas de forma remota na próxima segunda-feira (26), pois esta primeira semana é destinada à realização da Jornada Acadêmica Integrada (Evento Institucional com palestras e apresentações de trabalho que tem o objetivo de promover a troca de experiências entre os alunos e divulgar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão) e aos ajustes de matrículas.

Entre algumas das dúvidas tiradas por Lazzari, foi o lembrete de que o semestre será inteiramente remoto, ou seja, as disciplinas serão ministradas no formato Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE). Após o término do semestre, previsto para o dia 13 de fevereiro, será realizado um período suplementar, no mês de março, durante o qual as partes práticas das disciplinas do 2º semestre de 2020 serão conduzidas.

Além disso, o diretor também lembrou aos alunos a importância de participar de eventos e projetos promovidos pela universidade. Outro tópico importante discutido foi a manutenção do Benefício Socioeconômico. Os alunos que recebem o benefício e não estão matriculados em nenhuma disciplina devem informar a situação à Secretaria dos Cursos do campus UFSM-PM (secpm@ufsm.br) para que sejam devidamente matriculados em “Sem Oferta de Disciplinas (SOD)”.

Outra informação importante foi a respeito das formaturas. Por enquanto, as formaturas serão feitas online ou em gabinete, essa última podendo apenas dois formandos por vez. Na ocasião, foi lembrado também que o Processo de Consulta à Comunidade para  indicação dos cargos de diretor e vice-diretor do campus de Palmeira das Missões foi iniciado nesta semana e que o Edital e todos os documentos podem ser consultado no site institucional. A Semana do Servidor Público também ganhou destaque durante a conversa, em que a Relações Públicas, Isabel Malheiros, lembrou os servidores para participarem das palestras que acontecem de 26 de outubro a 06 de novembro, totalmente em formato virtual.

Por fim, outro assunto destacado, foi o aniversário da UFSM-PM, que completa 14 anos em Palmeira das Missões neste mês de outubro. Lazzari destacou a importância do engajamento da universidade e da comunidade, durante todos esse anos, para o desenvolvimento local e regional e parabenizou toda a comunidade acadêmica.

Texto: Isabela Vanzin da Rocha – Estagiária de Jornalismo – 7º semestre – UFSM-FW

Revisão: Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação UFSM-PM