UFSM oferta 296 vagas em 27 cursos de graduação no Edital de Vagas Complementares

A Universidade Federal de Santa Maria está com inscrições abertas ao Processo Seletivo para preenchimento das Vagas Complementares que não foram ocupadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2020/2ª edição). Ao todo, são 296 vagas em 27 cursos, distribuídos nos campi de Palmeira das Missões (Administração Noturno), Cachoeira do Sul e no campus Sede.

Podem concorrer candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos entre 2015 e 2019. No caso de o candidato ter realizado o Enem em mais de uma edição, o sistema considerará automaticamente o ano de pontuação mais alta, para fins de concorrência às vagas.

As inscrições seguem até o dia 04 de novembro e devem ser realizadas no site ufsm.br/prograd. A Pró-reitoria de Graduação recomenda aos candidatos a leitura integral e atenta do Edital n. 037/2020 ANTES do acesso ao Sistema de inscrição, a fim de que não sejam cometidos equívocos, tais como a escolha de cota incorreta ou de cota sobre a qual o candidato não conseguirá comprovar as condições autodeclaradas, o que levará à desclassificação no certame.

O candidato pode optar pela Ampla Concorrência (AC) ou por uma das oito cotas destinadas a quem realizou o Ensino Médio integralmente em Escola Pública. Estas cotas englobam também candidatos com deficiência, pretos, pardos e indígenas. As cotas também levam em consideração a renda média mensal de cada integrante do grupo familiar do candidato, podendo esta ser classificada como maior ou menor que 1,5 salário-mínimo.

No dia 05 de novembro, às 15 horas, ocorrerá a Sessão Pública de Leitura da Listagem de Classificados(as), com transmissão pelo site ufsm.br/farol e publicação posterior da lista em ufsm.br/prograd. A leitura dos nomes se dará por ordem decrescente da pontuação, até o preenchimento das vagas anunciadas para o curso. Não havendo inscritos para determinada cota, a vaga migrará por entre as cotas seguintes.

Os candidatos classificados deverão acessar o Portal de Confirmação de Vaga de acordo com as instruções do edital, do dia 06 de novembro até o meio-dia de 09 de novembro. Ao realizar o login, deverão efetivar sua habilitação enviando, de uma só vez, toda a documentação digitalizada exigida no Edital.

Os candidatos habilitados terão sua documentação analisada pela Comissão e deverão aguardar email da UFSM informando sobre o deferimento ou indeferimento de seus documentos.

Caso haja deferimento do candidato, o email informará a matrícula automática nas disciplinas do curso. Em caso de indeferimento, o email informará os motivos e dará ao candidato até 72h para que ele acesse novamente o Portal de Confirmação de Vaga, complementando a documentação ou as informações solicitadas.

Os candidatos classificados na Chamada Oral inscritos nas cotas étnico-raciais e/ou para pessoas com deficiência (L2, L6, L9, L10, L13 e L14) passarão, ainda, pela webconferência por vídeo através do Google Meet, perante as respectivas comissões, no dia 09 de novembro, em horário a ser comunicado via email a partir do dia 05/11.

A Prograd orienta que os candidatos organizem com antecedência a digitalização de toda a documentação exigida e não deixem para o último dia a realização da inscrição e da habilitação no Portal. Cabe aos interessados o acompanhamento periódico de adendos, erratas, retificações, homologações, convocações ou outras publicações oficiais referentes ao Edital, no site ufsm.br/prograd.

Outras informações podem ser obtidas pelo email copa.sisu@ufsm.br e pela página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.