Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Rastreio e prevenção do uso prejudicial de álcool na atenção primária em saúde e as implicações da COVID-19 foi tema de webinar realizada pelo PET- Enfermagem UFSM-PM

Durante a palestra, foram abordados temas ligados ao consumo exagerado do álcool, como por exemplo, as dificuldades na convivência familiar e o aumento da violência doméstica, especialmente durante a pandemia.

No dia 27 de outubro, os integrantes do Programa de Educação Tutorial PET-Enfermagem da UFSM, campus Palmeira das Missões, realizaram, em conjunto  com a Turma de Enfermagem da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, a webinar “Rastreio e Prevenção do uso prejudicial de álcool na Atenção Primária em Saúde e as implicações da COVID-19”.

Na webinar, proferida pelo professor Divane de Vargas, da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, foram abordados temas ligados ao consumo exagerado do álcool, como por exemplo, as dificuldades na convivência familiar e o aumento da violência doméstica. Segundo a professora Leila Hildebrandt esse é um assunto muito importante que precisa ser amplamente debatido na sociedade, especialmente em agora em tempos de pandemia. “O álcool é uma substância psicoativa lícita, amplamente utilizada pelas pessoas nos diferentes espaços de convivência e pode causar uma série de problemas físicos, psicológicos, familiares e sociais”, salienta a docente da UFSM-PM,.

Segundo a professora do curso de Enfermagem da UNIJUÍ, Arlete Roman, a atividade foi de grande importância para adquirir conhecimento e informações. “Além disso, estimulou reflexões, mas especialmente, serviu para dar visibilidade ao tema do uso prejudicial do álcool que afeta indivíduos em diferentes momentos do seu viver”, destaca.

Conforme os integrantes do grupo PET- Enfermagem da UFSM-PM, Débora Cristina Limberger e Gabriel Tonsak, esse tipo de tema deve ser debatido com mais frequência, visto que, muitas pessoas vão até o centro de atendimento em virtude de outros problemas e o abuso de álcool acaba ficando “mascarado”. Assim, é de grande relevância o conhecimento sobre a temática para identificar essas situações.

Texto: Thaane Otero – Estagiária de Jornalismo

Revisão – Isabel Malheiros – Assessoria de Comunicação UFSM-PM