Conheça os Grupos de Pesquisa da UFSM-PM

A Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, divulgou nesta quarta-feira (13), o Portfólio dos Grupos de Pesquisa, elaborado pela Assessoria de Comunicação e Gabinete de Projetos da unidade. A intenção da iniciativa é valorizar o trabalho realizado pela comunidade acadêmica e fortalecer o comprometimento da Universidade como um polo disseminador de conhecimento e educação para a formação de profissionais e cidadãos.

O objetivo do material é divulgar os trabalhos científicos realizados pelo campus, contemplando as diversas Linhas de Pesquisas e Áreas de Conhecimento (Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Biológicas). O material, que foi elaborado com base nas informações colhidas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e contou com a colaboração dos líderes dos grupos, apresenta objetivamente as propostas dos Grupos de Pesquisa e Extensão da UFSM-PM.

De acordo com a administradora Suélen Ghedini Martinelli, responsável pelo Gabinete de Projetos da UFSM-PM, o portfólio dos Grupos de Pesquisa tem por objetivo promover a divulgação dos grupos existentes na UFSM campus de Palmeira das Missões, que possuem certificação no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. “O material busca dar visibilidade aos pesquisadores e às Linhas de Pesquisa que norteiam os trabalhos dos grupos. Também busca ser uma possibilidade de promover parcerias com outros pesquisadores e com a comunidade externa, já que reúne em um único local as informações sobre todos os grupos do campus e apresenta o contato dos líderes de cada grupo. Para a comunidade externa, representa mais uma oportunidade de conhecer as pesquisas dentro de várias áreas do conhecimento que são desenvolvidas pela Universidade no município e região”.

A elaboração do material foi realizada pela equipe do Núcleo de Divulgação Institucional da UFSM-PM e contou com o apoio do estagiário de Jornalismo da UFSM-FW, Ramon C. Z. Mendes. “A proposta deste portfólio iniciou com a colega Juliana Marques Borghi e tivemos a oportunidade de retomar essa demanda com o auxílio do acadêmico Ramon que, juntamente com nosso bolsista Natalio Junior, nos ajudaram na finalização deste material. Ações como essa são muito gratificantes, pois demonstram a importância dos estágios nas instituições, em que nós, profissionais da área, podemos orientar os futuros profissionais antes de entrarem efetivamente no mercado de trabalho e, em contrapartida, eles podem nos auxiliar em demandas mais específicas e que exigem mais tempo e dedicação, como foi o caso deste portfólio”, afirma a Relações Públicas Isabel Malheiros.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM