Diretores da UFSM-PM participam da Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões

Os diretores da UFSM-PM falaram das melhorias que a universidade trouxe ao município e sobre a perspectiva de novos cursos.

No dia 03 de maio, o diretor da UFSM-PM, Luiz Anildo Anacleto da Silva, e o vice-diretor, Daniel Graichen, participaram da Tribuna Popular da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões. Na ocasião, os diretores destacaram a importância da integração da universidade com a comunidade palmeirense e sobre as perspectivas de novos cursos e projetos.

Em sua fala, Graichen afirmou que, ao longo dos 15 anos da UFSM-PM em Palmeira das Missões, a universidade já formou mais de mil profissionais em diferentes áreas de atuação, sendo que, desse total, 80% são mulheres. O vice-diretor ainda destacou a importância no investimento na educação e que, só nos últimos 5 anos, foram construídos, no campus, dois prédios, três laboratórios e investidos mais de R$750 mil em equipamentos.

Graichen também falou a respeito da construção de uma Usina Fotovoltaica para abastecer o campus. “A nossa ideia é que no próximo ano tenhamos capacidade de gerar toda a energia que o campus consome. Este projeto só não foi feito ano passado porque a rede elétrica da cidade não iria suportar a sobra de energia que o campus estaria gerando”, explicou. Segundo o docente, o projeto para construção da usina já foi aprovado e o financiamento está garantido, restando apenas ajustar alguns detalhes operacionais.

O diretor da UFSM-PM, Luiz Anildo Anacleto da Silva, falou das melhorias que a universidade trouxe ao município e também sobre a perspectiva de novos cursos. “A partir do momento que o Hospital Público Regional estiver funcionando, seguramente, nós estaremos abrindo outros tantos cursos voltados para a saúde. A ideia é que, no futuro, Palmeira das Missões seja um grande polo de assistência à saúde, mas que também seja um grande polo de formação em saúde, tanto em nível de graduação, quanto em especialização e mestrado. A cidade, juntamente com a universidade, trabalhando de maneira congregada e articulada, pode trazer grandes benefícios para toda a região”, garantiu o diretor.

No dia 16 de outubro deste ano, a UFSM completa 15 anos em Palmeira das Missões, trazendo oportunidades e transformando muitas histórias de jovens e adultos da cidade e de toda a região. Uma programação especial está sendo planejada para celebrar a data.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões