Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Departamento de Ciências da Saúde inicia Roda de Conversa com professores do colegiado

O Departamento de Ciências da Saúde da UFSM, campus Palmeira das Missões, realizou, nessa segunda-feira (28), a primeira Roda de Conversa com o seu colegiado. Em discussão do Plano de Gestão (2021-2022) para o Departamento, um dos elementos mencionados pelos docentes foi a criação de espaço de diálogo para além dos encontros formais e deliberativos do Departamento. Com isso, ficou planejado encontros semestrais sobre temas sugeridos pelos colegas e que envolvem o processo de trabalho.

O primeiro encontro teve como convidada especial a psicóloga Ana Andreia Sawaris, que proporcionou reflexões e aprendizados sobre o tema “O desafio de promover e articular conhecimento e relações na atual realidade”. Segundo a psicóloga, “o desafio neste cenário é encontrar o equilíbrio entre as emoções negativas e positivas optando pelo prevalecimento desta última, pois o impacto destes sentimentos irão refletir nas nossas relações em geral, principalmente nas ações de trabalho e produção do conhecimento.”

De acordo com a docente Marta Cocco da Costa, Chefe do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM-PM, o encontro foi muito emocionante, pois, além da psicóloga proporcionar várias discussões sobre o assunto, a profissional também apresentou, na ocasião, musicais produzidos junto com artistas da comunidade local em reconhecimento e gratidão pelo trabalho incansável dos docentes da UFSM, especialmente, aos vinculados ao Departamento de Ciências da Saúde. “Esses momentos são muito importantes, pois são espaços de trocas, diálogos e aprendizados que fortalecem nosso processo de trabalho, as relações e o trabalho coletivo. Fomos surpreendidos com a beleza e sensibilidade da Ana Andreia neste primeiro encontro. Nos sentimos cuidados e agraciados com muito carinho por ela e pela comunidade de Palmeira das Missões que, por meio da musicalidade, demostraram seu reconhecimento e gratidão ao trabalho desenvolvido pela Universidade. Agradecemos muito por este momento tão intenso, caloroso e de afeto”.

A docente Leila Mariza Hildebrandt, Chefe substituta do Departamento de Ciências da Saúde, reforça a importância de momentos de discussões como este, principalmente no atual momento de pandemia. “As discussões sobre a articulação do conhecimento e as relações na realidade atual são fundamentais pelo fato de que estamos vivenciando, em função da pandemia e do necessário isolamento social, momentos em que precisamos nos reinventar para dar conta das demandas do processo de trabalho. Poder olhar para si e para o grupo nos permite reconhecer fragilidades e potencialidades e, assim, fortalecer as relações interpessoais e de trabalho, com vistas a um resultado de excelência”, completa.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Confira os vídeos produzidos por artistas da comunidade local em homenagem aos docentes do Departamento de Ciências da Saúde da UFSM-PM: