O mês de agosto é marcado como o mês da pessoa com deficiência e incentiva a sociedade a refletir sobre a inclusão. Por isso, o Projeto de Extensão da UFSM-PM, TEAmigos, que realiza diálogos sobre o autismo desde 2016, tem intensificado suas atividades durante este período através do Ciclo de Palestras alusivo ao mês da pessoa com deficiência.
De acordo com Neila Santini de Souza, coordenadora do projeto, durante este período de atividades remotas devido à pandemia, o grupo tem realizado rodas de conversa on-line e ações educativas via redes sociais. “O objetivo das ações é que a gente possa discutir mais sobre as questões das deficiências e proporcionar essa rede de apoio que as pessoas com deficiência precisam”.
Segundo o acadêmico de Enfermagem, Ângelo Gabriel Garbin, as rodas de conversa já chegaram a mais de 15 estados brasileiros e tiveram a participação de aproximadamente 250 pessoas. “Os participantes são profissionais da saúde e da educação, familiares das pessoas com deficiência e muitos acadêmicos de vários cursos. A multidisciplinaridade está presente nas rodas de conversa tanto na questão acadêmica quanto na questão profissional”, explica o estudante.
Através das rodas de conversa, o projeto promove o compartilhamento de informações e troca de experiências entre a sociedade, profissionais e familiares. “Eu como mãe de um menino que está dentro do espectro autista me sinto lisonjeada em conseguir ter acesso a essa informação que é de muita qualidade e muito legal. O projeto, realmente, anda mudando a minha vida, a forma como eu olho para o autismo e como a informação vem chegando a mim de forma tão clara e objetiva”, declara Mônica Rodrigues Amorim, acadêmica do curso de Ciências Econômicas.
O projeto também realiza diversas parcerias entre a APAE Palmeira das Missões e a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde. Conforme Bárbara Vargas, coordenadora administrativa da APAE, o projeto auxilia e dá suporte para a instituição e nos atendimentos às pessoas com deficiência atendidas pela APAE.
Para mais informações, entre em contato através das redes sociais do projeto: @tea_migos, no instagram e TEAmigosPM no Facebook.
Confira a reportagem sobre o projeto TEAmigos realizada pela TV Campus UFSM:
Assessoria de Comunicação UFSM-PM