Pesquisadores da UFSM-PM convidam a comunidade de Palmeira das Missões para participar de pesquisa sobre Diabetes tipo 1

Professores e acadêmicos dos cursos de nutrição e enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, estão realizando a pesquisa “Qualidade de vida, perfil clínico e sociodemográfico de crianças e adolescentes com diabetes mellitus tipo 1: um estudo multicêntrico”, coordenada pela docente Neila Santini de Souza. A ação é direcionada às crianças e adolescentes de ambos os sexos com Diabetes tipo 1 (DM1) e seus familiares ou responsáveis. Para participar é necessário que os jovens:

– tenham entre cinco e 18 anos;

– tenham ao menos 6 meses de diagnóstico (ou completem 6 meses até março de 2022);

– tenham registros de atendimento/seguimento ambulatorial nos Serviços de saúde de referência para o atendimento de crianças e adolescentes na cidade de Palmeira das Missões, RS.

A pesquisa tem os seguintes objetivos: identificar o perfil clínico e sociodemográfico e o nível de qualidade de vida de crianças e adolescentes com DM1 em sete serviços de saúde nos Estados de SC, SP, RS e  PB; identificar e analisar o perfil clínico e sociodemográfico de crianças e adolescentes com DM1; identificar e analisar os scores (pontuação) de qualidade de vida de crianças e adolescentes com DM1; explorar as associações existentes entre a qualidade de vida das crianças e adolescentes com DM1 atendidos nos serviços e suas variáveis clínicas e sociodemográficas.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, a partir da realização deste levantamento, se espera fomentar novas políticas públicas “que possam beneficiar as crianças e adolescentes com DM1, melhorando a qualidade de vida, o acesso aos insumos para o tratamento da DM1 e o desenvolvimento de programas educativos e assistenciais para a criança e para o adolescente com DM1”.

De acordo com Beatriz Acosta, acadêmica do curso de Nutrição, os resultados da pesquisa irão colaborar para que os profissionais de saúde voltem o seu olhar à dinâmica dos atendimentos a este público e poderá incentivar e estruturar futuros programas de atendimento. “O estudo terá impacto social para o público atendido a nível nacional e regional, geração de novos conhecimentos, pois o tema apresenta-se como lacuna de conhecimento em termos de país, ao ser considerada a questão epidemiológica e os alarmantes índices do DM1 em crianças e adolescentes no Brasil”.

As pesquisadoras ainda salientam que, através de pesquisas como esta, firma-se o compromisso enquanto universidade para o desenvolvimento da região, inserindo a UFSM junto à comunidade diante de suas necessidades loco-regionais, com vistas à qualidade de vida de crianças, jovens e suas famílias, além de contribuir para planejamento e ações do Programa Saúde na Escola – PSE.

A pesquisa é aplicada a distância por intermédio de mensagens, chamadas de voz ou vídeo no WhatsApp. São utilizados questionários sobre informações gerais como composição da família, nascimento e algumas questões do tratamento do diabetes. Todos os procedimentos estão em cumprimento à Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e todos os participantes têm anonimato garantido.

A pesquisa é aberta a todos os interessados. Para participar ou tirar dúvidas, entre em contato pelo telefone (54) 99159-9896 ou pelo e-mail beatriz.acosta@acad.ufsm.br. A coleta dos dados ocorre até março do próximo ano.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM