Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Jardim Medicinal da UFSM-PM será inaugurado nesta terça-feira (29)

O Jardim Medicinal Professora Amélia Moema Veiga Lopes proporciona o desenvolvimento de ações educativas voltadas à comunidade acadêmica, equipes de saúde, escolas de educação básica e comunidade em geral.

Nesta terça-feira (29), às 8h30min, na UFSM-PM, será realizada a cerimônia de Inauguração do Jardim Medicinal da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões. O espaço irá receber o nome Jardim Medicinal Professora Amélia Moema Veiga Lopes. Uma homenagem à professora da Universidade Federal de Santa Maria.

A homenageada é formada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 1966. Em 1967, Amélia foi contratada pela UFSM como professora de Botânica, em especial, para o curso de Farmácia. Em 1979, a docente fez parte da Comissão Fundadora do  Jardim Botânico da Universidade Federal de Santa Maria, sendo responsável pelo setor de Plantas Medicinais. Amélia ainda foi curadora do Herbário da UFSM, de 1982 a 1989, quando veio a se aposentar. A homenagem, realizada pela idealizadora do Jardim Medicinal, professora Tanea Maria Bisognin Garlet, emocionou a docente. “Trago no coração, até hoje, o nome da Universidade Federal de Santa Maria, que chamo, carinhosamente, de minha universidade. Quero dizer da minha grande emoção ao receber da querida colega, amiga, e ex-aluna, Tanea Garlet, a notícia dessa tão expressiva homenagem. Deixo aqui, minha profunda gratidão aos professores fundadores desse Jardim Medicinal da UFSM no campus de Palmeira das Missões, especialmente, à Tanea, profissional dedicada e competente que não mede esforços quando quer alcançar seus objetivos em prol da educação, sem contar, com o seu grande amor pelas plantas. Portanto, muito obrigada, de coração eu agradeço. Minha emoção é muito forte, é muito grande”, finaliza a homenageada.

Professora Amélia Moema Veiga Lopes irá ceder seu nome ao espaço.

O Jardim Medicinal da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, surgiu a partir de um projeto de revitalização de um horto de plantas medicinais já existente no local, desde 2015. A partir do projeto arquitetônico, desenvolvido em 2019 de forma colaborativa pelas arquitetas Taiane Girardi e Tatiana Castro, foi possível a implantação do Jardim Medicinal, na área total de 621 metros quadrados, com uma estrutura de canteiros em forma de mandala, dentro da área de 283 metros quadrados.

De acordo com a idealizadora do Jardim Medicinal, professora Tanea Maria Bisognin Garlet, o local proporciona o desenvolvimento de ações educativas voltadas à comunidade acadêmica, equipes de saúde, escolas de educação básica e comunidade em geral. “É possível desenvolver hábitos terapêuticos para o tratamento de problemas simples de saúde com eficácia e segurança. O Jardim Medicinal pode servir de inspiração à comunidade, incentivando a prática caseira de plantio, manuseio e manutenção de plantas. Essa prática considerada de autocuidado aumenta o bem-estar de quem a realiza e proporciona a melhoria das condições de saúde física, mental e emocional”, explica a docente.

Conforme Tanea, o Jardim Medicinal da UFSM-PM foi idealizado para ser um espaço de integração do conhecimento relacionado à identificação botânica e ao uso adequado das plantas. Nele são contempladas espécies potencialmente importantes como medicinais, aromáticas, condimentares e alimentícias não convencionais (PANC). As espécies vêm sendo obtidas por meio de doações comunitárias e catalogadas pelo nome popular, nome científico e família. O local conta, atualmente, com 70 espécies.

O Jardim Medicinal Professora Amélia Moema Veiga Lopes está aberto à visitação de escolas, instituições e comunidade em geral. Para agendamento e mais informações, entre em contato através do e-mail tanea.garlet@ufsm.br.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM