1º Encontro Intercultural de Coletivo das Mulheres é realizado em Palmeira das Missões

O encontro contou com, aproximadamente, 180 participantes, dentre os quais, mulheres negras, indígenas, rurais, das periferias, representantes de instituições e sindicatos, estudantes, professores e a comunidade em geral.

No dia 17 de novembro, foi realizado, em Palmeira das Missões, o 1º Encontro Intercultural de Coletivo das Mulheres. O evento foi promovido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC), vinculado à Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões, com apoio da ONG Meninos e Meninas de Rua do município de Palmeira das Missões e do Núcleo de Estudo Afro-brasileiro e Indígena do Observatório dos Direitos Humanos (NEABI/ODH-UFSM).

O encontro contou com, aproximadamente, 180 participantes, dentre os quais, mulheres negras, indígenas, rurais, das periferias, representantes da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Palmeira das Missões e do NEABI/ODH-UFSM, além de estudantes do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade da UFSM-PM, sociedade civil e gestores.

Pela manhã, ocorreu o acolhimento dos participantes e café coletivo, proporcionando a integração entre o público. Posteriormente, foi realizada a mesa redonda “Diversidade Cultural do Coletivo de Mulheres: desafios e possibilidade”, na qual a partir das falas de lideranças dos coletivos das mulheres, foi proporcionado espaço com reflexões e diálogos interculturais em defesa dos direitos humanos.

No período da tarde, aconteceu a fala da Conselheira do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS) Márcia Falcão, com a palestra “Pelo direito ao pão nosso de cada dia”. Na oportunidade, foi discutido o problema da fome no cenário brasileiro e locorregional, bem como, as dificuldades para atingir a segurança alimentar e nutricional.

O encontro foi um momento de diálogo, reflexão e troca de experiências entre as participantes em defesa dos direitos humanos.

Para encerrar a programação do encontro, a professora Marisa Costa Konig conduziu a fala “A importância da formação da consciência crítica da mulher”, na qual enfatizou o papel da mulher na sociedade, retratando a necessidade do empoderamento feminino para o alcance da igualdade de direitos.

Para a professora Alice do Carmo Jahn, Coordenadora do Programa de Extensão em Desenvolvimento Regional Sustentável, do qual faz parte o projeto de extensão “Saúde de Mulheres Negras e Indígenas Kaingang” via NEABI/ODH; e para Vera Fátima Amaral da Silva Rangel, Coordenadora da ONG Meninos e Meninas de Rua de Palmeira das Missões, o evento foi uma demonstração da importância de iniciativas semelhantes a essa que foi proporcionada às mulheres, em especial. “Buscou-se proporcionar espaços de reflexões e diálogos interculturais em defesa dos direitos de cidadania, com o objetivo de fortalecer elos coletivos e a inclusão das mulheres nos debates de políticas públicas, a exemplo da segurança e soberania alimentar, assunto demandado pelas participantes”.

Um dos encaminhamentos do encontro foi a construção de uma agenda de trabalho para a reativação do Conselho Municipal da Segurança Alimentar que contou com o trabalho coletivo do CONSEA-RS, Secretaria da Assistência Social PM, ONG Meninos e meninas de Rua, Emater/RS-Ascar e UFSM. Conforme os organizadores do evento, o novo Projeto de Lei já foi encaminhado ao Prefeito Evandro Luis Massing. “O próximo encontro intercultural já vem sendo solicitado pelos coletivos de mulheres, o que constitui motivações e desafios à Comissão Organizadora que segue com o desejo de aglutinar diferentes segmentos culturais na construção compartilhada de saberes e debates na defesa das iniqüidades sociais”, afirmaram os organizadores do encontro.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM