Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM Palmeira das Missões realiza Solenidade de encerramento do Projeto de Extensão Educação Empreendedora e Práticas Organizacionais a Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social

A ação de extensão é vinculada ao Projeto Estratégico Incubadora Social da UFSM e teve como objetivo geral promover oficinas de educação empreendedora e estimular práticas organizacionais.

Na última quarta-feira (14), na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, foi realizada a solenidade de encerramento do Projeto de Extensão Educação Empreendedora e Práticas Organizacionais a Jovens em Situação de Vulnerabilidade Social, sob coordenação da professora Paloma de Mattos Fagundes, em parceria com o Movimento Meninos e Meninas de Rua de Palmeira das Missões-RS, gerido pela Professora e empreendedora social Vera Rangel.

A ação de extensão é vinculada ao Projeto Estratégico Incubadora Social da UFSM e teve como objetivo geral promover oficinas de educação empreendedora e estimular práticas organizacionais junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, foram 40 adolescentes que participaram das oficinas que tiveram como tema atitude, mentalidade e espírito empreendedor; educação financeira de forma consciente; práticas para desenvolvimento e gestão da carreira; e uso de ferramentas de marketing digital como oportunidade de negócio.

Segundo a professora Paloma de Mattos Fagundes, os adolescentes foram divididos em duas turmas. A primeira realizou as atividades entre 01 de Junho e 17 de Agosto, e a segunda turma, de 29 de Setembro até 14 de Dezembro. Ao todo, foram 13 encontros semanais, onde a universidade buscava os jovens e levava até a universidade. “Nas oficinas de empreendedorismo os alunos conheceram os conceitos e foram instigados à criatividade e inovação através da criação de negócios, identificando problemas e oportunidades, desenvolvendo soluções e investindo recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Nas oficinas sobre educação financeira os jovens puderam analisar o valor do dinheiro no tempo em diversas situações presentes no cotidiano. Através da parceria com o Banco do Brasil, visitaram a agência e tiveram a oportunidade de abrir a sua primeira conta corrente”, explicou a docente.

As oficinas também instruíram quanto ao uso de ferramentas de marketing e literacia (alfabetização) digital, indispensáveis às oportunidades de negócio. As oficinas destacaram as técnicas de comunicação e marketing, através do uso do Canva para design, elaboração de currículo e uso crítico e criativo da Internet e das redes sociais como ferramentas de trabalho.

As turmas ainda tiveram a oficina Projeto de Vida na qual, segundo a coordenadora do projeto, “os jovens foram instigados a refletir que pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas. A escolha da carreira profissional é o primeiro e importante passo em direção à materialização dos sonhos em realidade”. Os alunos ainda realizaram uma visita na Fit+Academia, onde a empreendedora Eliane Basso Cracco, mostrou o foco e a bases de seu negócio, narrando sua história e mostrando que é possível mudar o rumo da nossa vida em prol da realização pessoal e do sucesso profissional. Por fim, no fechamento do projeto, foi realizada uma oficina de aconselhamento vocacional, que contribuiu para que os estudantes pensassem nas suas preferências, dons, potencialidades, habilidades e autoconhecimento.

As oficinas foram ministradas pela professora Paloma de Mattos Fagundes, pela professora Vanessa Faoro, pela bolsista Giulia Rios Gualberto e pelas mestrandas Mariana Juliani da Silva Portal, Letícia Fortes de Quadros e Josiane Patricia Fritz Almeida. O projeto teve como apoio o Departamento de Administração da UFSM-PM, Cursos de Administração Diurno e Noturno da UFSM-PM; INOVAEM-Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Inovação, Empreendedorismo e Marketing; GEPEO- Grupo de Extensão e Pesquisa em Estratégia Organizacional; e o PPGAGR-Programa de Pós-Graduação em Agronegócios da UFSM-PM.

O projeto contou com o patrocínio das empresas Dotze Churros, Banco do Brasil, Fit+Academia, Terra Viva, Restaurante da Praça, Carmen Steffens, Livraria Maicá, Bolichão do Naldo, Pizza Cone, Escritório Delta, Maicá Express, Estética Beauty World e Granja Tombini, além de pessoas da comunidade que colaboraram, doando os lanches servidos nas oficinas. Também contou com a colaboração de professores, discentes, técnico-administrativos em educação, motoristas, e da empresa Visão Júnior.

Na cerimônia de encerramento estiveram presentes o Vice-diretor da UFSM, campus Palmeira das Missões, professor Daniel Graichen; o Chefe do Departamento de Administração da UFSM, campus Palmeira das Missões, professor Nelson Guilherme Machado Pinto; a Coordenadora do curso de Administração Diurno, professora Gabriela Capelari; o coordenador  do Curso de Administração Noturno, professor Luiz Carlos Zucatto; a vereadora e Procuradora Especial da Mulher, Karin Uchoa; além da comunidade em geral.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM