I Simpósio de Segurança Neonatal foi realizado na UFSM Palmeira das Missões

O simpósio contou com palestrantes e profissionais referência no assunto, com o objetivo de enriquecer a formação sob uma perspectiva multiprofissional e interdisciplinar.

No dia 9 de dezembro de 2022, ocorreu, no auditório da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, o I Simpósio de Segurança Neonatal. O evento, que teve como objetivo trazer uma visão multidisciplinar sobre o assunto, foi promovido pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Materno Infantil (GPESMI) da UFSM-PM, com o apoio do PET Gestão e Assistência, Secretaria Municipal de Saúde do Município de Palmeira das Missões e do Hospital de Caridade de Palmeira das Missões. O simpósio foi realizado de maneira presencial e contou com palestrantes e profissionais referência no assunto, com o objetivo de enriquecer a formação sob uma perspectiva multiprofissional e interdisciplinar.

O momento foi muito bem avaliado pelos participantes que relataram o sucesso do evento e a experiência que tiveram. “Eu gostei bastante do simpósio, os assuntos abordados foram bem amplos e também essa área sempre me interessou. Acredito que colaborou muito para o meu processo de formação, e também para os demais acadêmicos. Espero que tenha mais simpósios nos próximos anos”, apontou Danieli Peripolli Tonel, acadêmica do curso de Enfermagem. Já a enfermeira Priscila Rodrigues, destacou que “o I Simpósio de Segurança Neonatal proporcionou um espaço de aprendizado acerca do atendimento ao neonato em uma perspectiva ampliada, em que problematizou, para profissionais da rede e estudantes, questões relevantes para um cuidado integral, com início no pré-natal, em nível hospitalar, e para o seguimento na puericultura. Ao tratar questões acerca da segurança do paciente; cuidados na clínica e na promoção da saúde; bem como ao apresentar o atendimento no hospital de referência em Passo Fundo, com equipe interprofissional, aproximou os serviços, esclarecendo fluxos e contrafluxos e práticas baseadas em evidências”.

Para o professor Leonardo Jantsch, organizador do simpósio, “a proposta do evento foi contemplada à medida que o tema da segurança do paciente neonatal foi abordado de forma multiprofissional e que possibilitou a discussão por vários segmentos e representantes dos serviços de saúde, tanto da atenção hospitalar quanto da atenção primária à saúde”.

O evento contou com 140 participantes de diversos municípios das regiões norte, noroeste e centro do estado do Rio Grande do Sul e contemplou profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, técnicos de enfermagem e acadêmicos de enfermagem. Os idealizadores agradecem o apoio de todos os colaboradores e demais pessoas envolvidas e trazem como propósito promover, para o próximo ano, ainda mais conhecimento e especialização.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM