UFSM Palmeira das Missões recebe Comitiva do Fórum Brasil-China de Saúde nesta terça-feira (07)

Nesta terça-feira (07), a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, irá receber representantes do Fórum Brasil-China de Saúde para uma Agenda Aberta no município. Na ocasião, será assinado um Memorando de Entendimentos entre as entidades e a Universidade com o objetivo de promover o desenvolvimento e uso de plantas medicinais no Brasil.

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto de Medicina Tradicional de Pequim; Universidade Federal de Santa Maria; Fórum Brasil-China de Saúde; Movimento dos Pequenos Agricultores; e Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela-RS.

Durante a visita, a comitiva irá realizar uma visita no Hospital Público Regional, de Palmeira das Missões e, a partir das 8h30min, irá participar do evento na UFSM-PM, que deverá reunir prefeitos, gestores, empresários, profissionais da área da saúde, entre outros representantes de segmentos da comunidade regional.

O 1º Fórum Brasil-China de Saúde foi realizado no dia 14 de dezembro de 2022. Um dos objetivos do Fórum é criar, em solo brasileiro, o primeiro Hospital Digital Brasil-China, reunindo as técnicas ocidentais e chinesas. A UFSM-PM foi convidada para participar do evento por conta da relevância estratégica em saúde no que diz respeito à produção de plantas medicinais.

Ainda em 2022, um projeto foi enviado ao Ministério da Saúde para que a cidade de Palmeira das Missões se torne um polo de produção de difusão do conhecimento para o consumo de Plantas Medicinais. Além do corpo técnico disponível, a UFSM-PM apresenta a estrutura já implantada para este fim, como o Jardim Medicinal; um horto florestal para produção de plantas medicinais, em fase de implantação; laboratório de análise e de qualidade, em fase de implementação; e a disponibilidade da área física para que, a partir de uma experiência bem sucedida, seja possível disseminar as plantas medicinais testadas para que sejam consumidas com segurança pela população.

A partir da realização do fórum, no ano passado, grupos específicos de atuação foram criados e, agora, iniciam os trabalhos para concretizar o objetivo do fórum, que é de aproximar interesses e gerar oportunidades concretas de intercâmbio e negócios. A UFSM-PM integra o grupo Produção, comercialização e uso de fitoterápicos.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM