Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

Professores das escolas de Palmeira das Missões e região participam de curso sobre Cálculo Mental e Método Líquen na UFSM-PM

35 professores de escolas de Palmeira das Missões e região participaram da formação realizada no campus da UFSM de Palmeira das Missões.

Na última terça-feira (21), foi realizado no campus da UFSM de Palmeira das Missões o curso presencial Desvendando o Cálculo Mental e Conhecendo o Método Líquen. O evento contou com a participação de 35 professores das escolas de Palmeira das Missões e região.

De acordo com a professora Sabrina Zancan, coordenadora do Método Líquen, o curso foi dividido em dois momentos. Em um primeiro momento, os participantes aprenderam sobre o que é cálculo mental, como se constrói o cálculo mental, quais são os conhecimentos que são necessários e como estimular as estratégias em sala de aula e, em um segundo momento, os alunos conheceram o Método Líquen, sua estrutura, metodologia, objetivos e como ele pode ser aplicado em sala de aula.

A atividade é uma ação de extensão do Projeto CieMa (Ciências e Matemática), da UFSM-PM. Esta é uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Maria, através da professora Sabrina Zancan, criadora do Método Líquen, e a Universidade Federal do Paraná, através da professora Danilene Berticelli.

Conforme as docentes, o Método Líquen iniciou em 2012, em três escolas de Palmeira das Missões (Borges do Canto, Cacique Neenguiru e Assembleia de Deus) e, nestes 10 anos, se expandiu. Hoje o método está presente em  22 escolas, abrangendo 1300 alunos e 100 professores de 8 municípios de 3 estados diferentes (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). “Os professores acreditam na metodologia, pois ela oferece material didático específico para a construção dos conhecimentos necessários ao cálculo mental. Eu e professora Danilene Berticelli, da UFPR, queremos expandir o Método Líquen para mais escolas e promover o retorno do cálculo mental para as salas de aula de forma sistemática, e o curso de formação é extremamente necessário para que os professores compreendam toda a filosofia do Método Líquen”, explica Sabrina Zancan.

Segundo a professora Mônica Stochero Tolotti, o curso foi fundamental para compreender mais sobre o cálculo mental e como o Método Líquen pode auxiliar no ensino com os alunos em sala de aula. “O curso foi um divisor de águas. Aplicar o Método Líquen depois do curso teve outro significado, outro sentido. A aprendizagem se tornou verdadeiramente significativa“. Para a professora Ruth Edite Cosme, de uma escola do Paraná, o Método Líquen mudou a maneira de trabalhar matemática em sala de aula. “Eu amo trabalhar com o Método Líquen. Através dele, me atentei para a real relevância da matemática na educação básica. ‘Descobri’ que não ‘sabia’ fazer cálculo mental, por isso tinha dificuldade em trabalhar conteúdos relacionados a este tipo de cálculo com meus alunos. Hoje, tenho outra visão, não somente de atividades com cálculo, mas também, da matemática no geral e o que ela pode proporcionar de positivo por meio do cálculo mental. O Método Líquen mudou minha vida!”.

Outro curso que é ministrado pelas docentes é o CalMe Pro, Cálculo Mental para professores. O curso dura 12 semanas e tem um certificado de 55 horas. “É um curso completo sobre cálculo mental, onde os alunos do curso aprendem a fazer e a ensinar cálculo mental, bem como atividades para sala de aula que potencializam a aprendizagem de matemática. O curso terá uma nova turma em abril e as informações serão divulgadas em nosso Instagram”, completou a professora.

Para mais informações sobre o Método Líquen, entre em contato através dos perfis no instagram @sabrina_zancan ou @metodoliquenmatematica

Assessoria de Comunicação UFSM-PM