Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

UFSM-PM oferta 187 vagas em cursos presenciais de graduação para quem fez o Enem entre 2018 e 2022



A Universidade Federal de Santa Maria publicou, nesta quarta-feira (29), seu Edital de Vagas Complementares ao SiSU 2023. O Edital oferece vagas que não foram preenchidas no Sistema de Seleção Unificada do primeiro semestre. Para o campus de Palmeira das Missões estão sendo ofertadas 187 vagas divididos em 6 cursos de graduação: 37 vagas para o curso de Administração Diurno; 37 vagas para Ciências Biológicas; 23 para Ciências Econômicas (noturno); 19 para Enfermagem; 35 para Nutrição; e 36 vagas para o curso de Zootecnia.

Em toda a UFSM, são ofertadas 919 vagas em 64 cursos presenciais de graduação, distribuídos no campus sede (em Santa Maria) e nos campi descentralizados de Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões. O Quadro de Vagas, organizado por curso e cota, está disponível junto ao Edital 038/2023 da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). 

Podem inscrever-se pessoas que realizaram algum Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de forma completa, referente aos anos de 2018, 2019, 2020, 2021 e/ou 2022. Caso o(a) candidato(a) tenha feito mais de um Enem, o sistema automaticamente vai considerar o ano com pontuação mais alta. É necessário também ter obtido pelo menos 300 pontos na redação do Enem do referido ano.

As inscrições gratuitas podem ser feitas até o dia 2 de abril. Antes de realizar a inscrição, a pessoa interessada deve ler atentamente o Edital 038/2023-Prograd. Caso opte por alguma das oito modalidades de cota, ela deverá ter a certeza de poder apresentar toda a documentação exigida e comprovar as condições declaradas, caso seja classificada. 

No dia 05 de abril, junto ao Edital, será publicada a lista de pessoas classificadas. Esses(as) candidatos(as) deverão acessar o Portal da UFSM e realizar a confirmação de vaga do dia 05 ao dia 09 de abril. A confirmação consiste no envio digitalizado da documentação solicitada no Edital, conforme a opção do(a) candidato(a) por cota ou ampla concorrência. Para acesso ao Portal, será preciso informar CPF e data de nascimento, não sendo necessário preencher o número de inscrição.

No dia 10 abril, será publicado, também junto ao Edital, o cronograma das Webconferências Obrigatórias, para pessoas classificadas nas cotas étnico-raciais e/ou destinadas a pessoa com deficiência (códigos L2, L6, L9, L10, L13 e L14). As webconferências via Google Meet estão previstas para o dia 11 de abril.

Todas as pessoas classificadas que realizarem a confirmação de vaga (e a webconferência, se for o caso) deverão acompanhar periodicamente seu email, inclusive caixas de spam e de lixo eletrônico, à espera de mensagem de deferimento ou de indeferimento da vaga. Como não há prazo fixo para envio desse email, o monitoramento deve ser diário. 

Em caso de deferimento, será informado o número de matrícula, bem como as instruções para primeiro acesso ao Portal Estudantil. A matrícula nas disciplinas do primeiro semestre do curso será feita automaticamente pela UFSM para os(as) calouros(as), devendo estes(as) procurarem a Coordenação ou Secretaria de Curso para informações sobre ajustes.

Em caso de indeferimento, o email informará um breve prazo para a pessoa classificada acessar novamente o Portal de Confirmação de Vaga, a fim de corrigir ou complementar informações ou documentos. Após a análise do recurso, caso seja mantido o indeferimento, a pessoa perderá a vaga.

Cabe aos(às) candidatos(as) acompanhar, nos sites ufsm.br/sisu e ufsm.br/prograd, futuros adendos, homologações e convocações relacionadas ao Edital de Vagas Complementares.

Para informações sobre inscrição nos Editais de Benefício Socioeconômico (BSE) e de Moradia Estudantil, as pessoas interessadas devem acessar o site da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, no endereço ufsm.br/prae.

Outras informações podem ser consultadas no site ufsm.br/sisu ou solicitadas ao email copa.sisu@ufsm.br e à página Confirmação de Vaga-UFSM no Facebook.

Principais datas do Edital de Vagas Complementares UFSM 2023/1º Semestre:

  • Inscrições: de 29/3 a 02/4 em ufsm.br/prograd
  • Publicação da Lista de Pessoas Classificadas: em 05/4 junto ao Edital;
  • Confirmação de Vaga das Pessoas Classificadas: de 05/4 a 09/4 no Portal de Confirmação de Vaga e Habilitação;
  • Publicação do Cronograma das Webconferências Obrigatórias (cotas L2, L6, L9, L10, L13 e L14): dia 10/4 junto ao Edital;
  • Realização das Webconferências via Google Meet: dia 11/4 (link de acesso e orientações serão enviados ao email das pessoas convocadas);
  • Início das aulas: Imediato, a partir do recebimento do número de matrícula via email e da matrícula nas disciplinas.
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-7475

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes