Curso de Ciências Biológicas da UFSM-PM recebe conceito 4 em Avaliação do MEC: índice é considerado de excelência

O curso recebeu nota 4 do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2021, índice considerado de excelência.

O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, recebeu nota 4 do Conceito Preliminar de Curso (CPC) referente a 2021, índice considerado de excelência.

O CPC é um dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior do Ministério da Educação e que faz parte do ciclo de resultados calculados a partir do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Para Daniel Graichen, vice-diretor da UFSM-PM e professor do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, o resultado da avaliação foi fruto de muito trabalho do corpo discente, docente e de técnico-administrativos em educação comprometidos com o curso. “A nota recebida pelo MEC certifica a qualidade do ensino oferecido no campus de Palmeira das Missões. Ela é um somatório do empenho da equipe dos professores, técnicos, e estudantes, aliada à estrutura de laboratórios de pesquisa e de didáticas disponibilizada aos nossos acadêmicos. Cabe destacar também que outro fator positivo é o grande impacto que os profissionais oriundos desse curso causam na sociedade e que a população atendida por esses profissionais sente diariamente”.

Rafael da Costa Ferraz, 20 anos, é presidente do Diretório Acadêmico do curso de Ciências Biológicas e está no 5°semestre. Para o estudante, resultados como este fazem todo o trabalho de ensino e aprendizagem valerem a pena. “É natural que todo o estudante universitário, em algum momento, viva temporadas dentro do seu curso que o faça se sentir sobrecarregado. Por vezes, isso se torna cansativo, mas é gratificante poder vivenciar, ao longo da trajetória acadêmica, vitórias que nos motivam a seguir com os estudos e trabalhos dentro da universidade. São essas conquistas que mostram parte do resultado de todo esforço que é feito, não só por mim, mas pelos colegas, professores, técnicos, administração e todos quantos têm, de alguma forma, contribuído para a boa qualidade deste curso. Como biólogo em formação e, principalmente, como Ser Humano, entendo que este mérito foi alcançado pelo cooperativismo. Foi a união e a força de vontade vinda de todas as partes que possibilitou esse reconhecimento. Não é uma simples nota. Não é apenas uma avaliação, mas é a evidência de que o nosso curso está preocupado em formar profissionais de qualidade. E, por mais que seja cansativo e trabalhoso, eu tenho orgulho de fazer parte disso”.

A UFSM campus Palmeira das Missões segue com seu comprometimento em ofertar cursos gratuitos e de excelência para a comunidade. Para conhecer mais sobre a universidade, acesse o site www.palmeira.ufsm.br, o perfil no Instagram @ufsmpm ou entre em contato através do e-mail campuspalmeira@ufsm.br e pelo telefone 55 3742-8800.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM