Resultado da Pesquisa sobre a criação de novos cursos no campus da UFSM em Palmeira das Missões é divulgado pela Direção da unidade

Dentre as cinco opções de curso disponibilizadas para escolha (Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Biomedicina,  e Tecnólogo em Gestão Pública – todos noturnos) a que mais obteve respostas favoráveis foi a de implementação de um curso de graduação em Biomedicina, com 40,6% dos votos.

A Direção da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, divulgou nesta quarta-feira (05), o resultado da pesquisa sobre a criação de  novos cursos na unidade. A pesquisa foi realizada por uma Comissão composta por servidores do campus que convidou a comunidade a manifestar sua opinião sobre quais cursos devem ser ofertados para atender a demanda populacional por formação profissional e, por consequência, contribuir para o desenvolvimento da região norte do Rio Grande do Sul. De acordo com a comissão, a pesquisa teve como objetivo adicional contribuir para as discussões do Conselho do Campus da UFSM-PM e para o seu Planejamento Estratégico.

Conforme o relatório elaborado e divulgado pela Comissão responsável, o público-alvo da pesquisa foram os habitantes dos municípios do COREDE Rio da Várzea e outros municípios vizinhos a Palmeira das Missões. O Questionário da Pesquisa de Opinião Pública sobre Novos Cursos no campus da UFSM Palmeira das Missões foi disponibilizado ao público-alvo através de um link via google forms entre os dias 17 e 31 de janeiro de 2023. “O foco da pesquisa era a população do COREDE Rio da Várzea, mas qualquer pessoa interessada em contribuir poderia se manifestar respondendo ao questionário. Este instrumento de pesquisa, por meio de suas perguntas e respostas, buscou ser simples, de fácil compreensão e aplicação à população foco. Dessa maneira, o total de pessoas respondentes ao questionário foi de 1.865, sendo esses do COREDE Rio Várzea e população em geral”, afirmam os integrantes da comissão.

Conforme o relatório, dentre as cinco opções de curso disponibilizadas para escolha (Ciências Biológicas, Biotecnologia, Ciências Contábeis, Biomedicina,  e Tecnólogo em Gestão Pública – todos noturnos) a que mais obteve respostas favoráveis foi a de implementação de um curso de graduação em Biomedicina (40,6%), seguido, respectivamente, por Ciências Contábeis (16%) e Gestão Pública (11,3%). Entretanto, segundo a comissão, “chama atenção o fato de que em 22,1% das respostas nenhum dos 5 cursos sugeridos foi escolhido. Isto, talvez, possa ser melhor compreendido ao se analisar as respostas para as questões abertas em que o público pôde sugerir outros cursos, nas quais se destacam os cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Direito, Engenharias e cursos na área de Ciência da Computação“.

Dentre as considerações finais feitas pela comissão destaca-se o seguinte: “A partir desta pesquisa de opinião realizada com 1.865 participantes constatou-se que o curso de graduação, dos cinco sugeridos, que possui maior interesse é o curso de Biomedicina. E dos cursos que os respondentes sugerem como mais relevantes para a região está o curso de Medicina. Desse modo, recomenda-se que os dados apresentados nesta pesquisa sejam levados em consideração na discussão do Conselho de Campus sobre novos cursos, bem como para o planejamento estratégico. É relevante que se considere a realização de estudos técnicos de viabilidade dos cursos pensando no equilíbrio entre oferta e demanda”.

O Relatório apresentado pela Comissão será apresentado ao Conselho do Campus na próxima terça-feira (11).

Confira o relatório completo: Relatório Pesquisa de Opinião – Novos Cursos

Assessoria de Comunicação UFSM-PM