Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

UFSM-PM participa da entrega de emenda impositiva para a prefeitura para compra de equipamentos para castrações de animais em situação de rua

Na última terça-feira (11), a UFSM campus Palmeira das Missões, representada pelo vice-diretor Daniel Graichen e pela docente do Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, professora Juliana Sarubbi, participou, na Secretaria Municipal da Agricultura e Pecuária, da cerimônia de entrega, pelo vereador Davi Piovesan, de uma emenda impositiva de 65 mil reais para a compra de equipamentos e materiais para realizar a castração de pequenos animais na cidade de Palmeira das Missões.

O recurso tem como objetivo a compra de equipamentos veterinários para a construção de um Centro de Bem-Estar Animal no município. Com o valor destinado pelo vereador, a prefeitura terá condições de abrir a Sala de Atendimentos aos Animais, que será um local para cirurgia veterinária da própria prefeitura e que deverá ser instalada no Parque de Exposições, ainda este ano.

Segundo o vice-diretor da UFSM-PM, professor Daniel Graichen, a iniciativa é resultado de uma provocação realizada pela instituição na Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores no dia 27 de agosto do ano passado para discutir sobre os animais abandonados e possíveis soluções para o problema dos animais em situação de rua de Palmeira das Missões. Graichen explica que os equipamentos serão, principalmente, destinados à castração de animais de pequeno porte e ao atendimento de emergências veterinárias de animais abandonados. “É importante salientar que esta iniciativa aconteceu após a pressão da universidade realizando audiências públicas tanto na Câmara de Vereadores quanto aqui no campus com as autoridades municipais e que o vereador Davi Piovesan se sensibilizou com a demanda da universidade e destinou 50% dos seus recursos disponíveis para esta única causa”.

O docente ainda frisou a importância desta parceria entre a universidade e a classe política local para solucionar problemas como dos cães abandonados no município. “Este medida vem ao encontro das ações que a universidade vem tomando para diminuir a população de cães na universidade e evitar conflitos com os estudantes e demais pessoas que circulam pelo campus”. Graichen destaca que, atualmente, há cerca de 15 cães abandonados na UFSM-PM e que “esta é uma ação civilizatória que a população de Palmeira das Missões está tomando, em olhar para um problema que existe há muitos anos e que sempre foi escondido e negligenciado e que, a médio prazo, vai tornar Palmeira das Missões uma cidade melhor de viver”.

Com o controle dos animais, a partir das castrações, o Centro de Bem-Estar Animal também deverá melhorar a estrutura de controle de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas) na cidade.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Foto: Ramon Mendes – Jornalismo RP