Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões

I Encontro Regional Campanha Maio Furta-Cor será realizado no dia 25 de maio com o Tema “Saúde mental materna importa”

Maio Furta-Cor é uma campanha que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna através de ações de conscientização ao longo de todo o mês em que é celebrado o mês das mães.

Dessa maneira, no dia 25 de maio, a Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, através do Grupo GENVULC (Grupo de Ensino Pesquisa e Extensão em Gênero, Vulnerabilidade e Cuidado em Saúde) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ruralidade, irá promover, no auditório do campus, o I Encontro Regional Campanha Maio Furta-Cor.

O evento irá iniciar às 13h30min com uma abertura e apresentação sobre a campanha Maio furta-cor. Às 14h30min, será realizada a Roda de Conversa “Saúde mental materna importa”, com as psicólogas Rafaela Scherer, Anelise Beheregaray dos Santos e Claudia Corazza Kuhn. O evento é aberto a toda comunidade. As inscrições solidárias são absorventes íntimos para contribuir com a campanha de combate à pobreza menstrual.

Durante o espaço, o grupo falou da importância de sensibilizar a população sobre a saúde mental materna e de criar movimentos que previnam os problemas de ansiedade e depressão, principalmente.

Participação do Grupo GENVULC na Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões

O espaço de Comunicações da Mesa da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões, contou, no dia 08 de Maio, com a participação da professora da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, Fernanda Cabral, e das estudantes do curso de enfermagem, Letícia Damitz, Kely Bonelli e Nadieli Dutra – representantes da campanha nacional Maio Furta-Cor em Palmeira das Missões.

Durante o espaço, o grupo falou da importância de sensibilizar a população sobre o tema e, também, de criar movimentos que previnam os problemas. “As mulheres sempre priorizam as necessidades da família, da criança, e isso, ao longo dos anos, vai pesando para essa mulher e pode gerar transtornos psiquiátricos, como a ansiedade e a depressão, pela sobrecarga que ela tem. Nós sabemos que isso é muito comum em muitas estruturas familiares. A partir disso, principalmente na pandemia, onde tivemos um aumento alarmante de casos de ansiedade, depressão e suicídio materno, começamos a pensar e olhar mais para essas mães”, afirmaram.

As universitárias também aproveitaram para divulgar o I Encontro Regional da Campanha Maio Furta-Cor, que acontece no dia 25 de maio, a partir das 13h30min, na UFSM Palmeira das Missões.

Cabe destacar que, no Município existe a Lei nº 5.833, que inseriu no calendário oficial a campanha do Maio Furta-Cor com o intuito de desenvolver ações voltadas à conscientização, incentivo ao cuidado e à promoção do tema, por meio de  reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outros. A referida Lei foi de autoria da vereadora Karin Uchôa, que também sugeriu a discussão do assunto na Sessão Ordinária.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Vereadores de Palmeira das Missões