Ir para o conteúdo Palmeira das Missões Ir para o menu Palmeira das Missões Ir para a busca no site Palmeira das Missões Ir para o rodapé Palmeira das Missões
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmica do curso de Zootecnia da UFSM Palmeira das Missões recebe prêmio de 1º lugar a nível estadual e 3º lugar a nível nacional em concurso realizado pela Associação Brasileira de Zootecnia



Kátia Meier recebeu o prêmio de 1º lugar no concurso Estudante 10 promovido pela Associação Brasileira de Zootecnia – ABZ Rio Grande do Sul e irá receber o prêmio de 3º lugar a nível nacional

A Acadêmica Kátia Meier, do 9º semestre do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões, recebeu na última sexta-feira (12), em Sertão, RS, o prêmio de 1º lugar no concurso Estudante 10 promovido pela Associação Brasileira de Zootecnia, diretoria do Rio Grande do Sul – ABZ Rio Grande do Sul. A premiação ocorreu durante o V Encontro Estadual dos Estudantes e Profissionais de Zootecnia, realizado no IFRS Campus Sertão. Além de ter sido destaque no RS, a estudante irá receber, no dia 30 de maio, em Natal, RN, o prêmio de 3º lugar a nível nacional.

Para concorrer ao prêmio, cada instituição de Ensino Superior em Zootecnia do país deveria indicar um aluno para se inscrever no concurso, que tem o objetivo de incentivar os alunos a se inserir em atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão. Kátia foi a representante da UFSM campus Palmeira das Missões. Dentre os critérios para concorrer, estavam: participação em grupo de pesquisa, publicação de trabalhos, bolsas de iniciação científica, histórico escolar, e membro de projetos de pesquisa. “A premiação de Estudante Destaque em Zootecnia RS é um reconhecimento extremamente importante para mim e para a UFSM-PM que, pela terceira vez, recebe esta premiação à nível estadual. Este prêmio veio no momento certo como forma de reconhecimento por todo empenho e dedicação para com o curso de Zootecnia. Foi uma vasta jornada de estudo, participação em experimentos, grupo de pesquisa, participação em eventos e trabalhos, e o somatório disso me proporcionou ser a aluna destaque”. 

A acadêmica comenta que agora, na reta final da graduação, já está pensando nas próximas conquistas que estão por vir e planeja seu estágio que irá realizar no Uruguai. “Aproveito para agradecer minha família, que sempre me incentivou a voar alto e lutar pelos meus sonhos. Agradecimento especial aos meus orientadores de graduação e também aos amigos e colegas do grupo de pesquisa Gestão na Integração Produção Vegetal com Produção de Ruminantes – INOVAZOOT que acabam se tornando nossa família também, e fazem parte dessa conquista. E, sem dúvidas, a Universidade Federal de Santa Maria campus Palmeira das Missões pelo empenho e dedicação com os alunos. Ser destaque a nível estadual e nacional é um orgulho muito grande, mostra que todo esforço e empenho valem a pena e que, em algum dado momento, a recompensa virá”.

Premiações como essas demonstram a qualidade de ensino do curso na formação de profissionais diferenciados para o mercado de trabalho

Para Rodrigo Borille, coordenador do curso de Zootecnia da UFSM-PM, as premiações conquistadas pela acadêmica são motivo de muito orgulho. “Estamos extremamente orgulhosos, pois esse reconhecimento demonstra que a Zootecnia ensinada e desenvolvida em aula aqui em Palmeira das Missões possui a capacidade de gerar alunos expoentes, que são aqueles alunos que se destacam e ultrapassam a média geral do país. Ter esta capacidade indica que aqui em Palmeira das Missões formamos profissionais diferenciados para o mercado de trabalho, e isso acaba servindo de motivação e estímulo para os demais alunos se aprofundarem  ainda mais nas atividades acadêmicas e também  para aqueles que desejam cursar Zootecnia e que projetam entrar no nosso curso”, afirmou.

Borille salienta a importância para o curso em ter, novamente, uma acadêmica destaque a nível estadual e nacional circulando entre os demais alunos. “Hoje temos novamente, entre nossos estudantes, um dos três mais bem qualificados do país. Isso serve como exemplo de dedicação e demonstra para todos os demais que estão aqui buscando a sua formação que, neste curso, eles também podem se destacar perante os demais. Isso acaba servindo de estímulo para que os nossos alunos se espelhem na Kátia e busquem se aprofundar ainda mais nas atividades acadêmicas, grupos de pesquisa e iniciação científica”.

Em 2017, o acadêmico Gabriel Menegazzi da Conceição obteve o 1º lugar na classificação nacional do mesmo concurso. Esse resultado, somado ao bom desempenho alcançado na nota da última edição do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) colocou a UFSM Palmeira das Missões em destaque perante as demais escolas de Zootecnia do Brasil e o que “ajuda a solidificar o alicerce de um curso que busca a sua excelência na formação de seus alunos”, completa o docente. 

Borille explica que essa premiação é o resultado de muita dedicação da discente desde o início da graduação. “A Kátia preencheu uma série de pré-requisitos para poder participar. Este concurso avalia os estudantes em uma série de fatores e, dentre eles, são avaliados o histórico de vida e acadêmico do aluno por meio da redação de um memorial descritivo, notas, publicações científicas como resumos e artigos, apresentação de trabalhos em congressos, participação em projetos e bolsista de iniciação científica, entre outros. É algo que precisa ser desenvolvido pelo aluno desde os primeiros semestres, e envolve, acima de tudo, muita dedicação do estudante no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas e científicas, extrapolando os períodos de sala de aula, que é quando o aluno busca desenvolver atividades dentro dos grupos de pesquisa e projetos de iniciação científica e de extensão”. 

O coordenador finaliza parabenizando a estudante em nome de todos que fizeram parte de sua vida acadêmica. “A coordenação do curso de Zootecnia, em nome de todos os docentes e técnico-administrativos em educação, parabeniza a acadêmica Kátia Meier pelo excelente resultado obtido no concurso Estudante 10 da ABZ. Estamos muito orgulhosos por esta conquista!”

Assessoria de Comunicação UFSM-PM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-378-7739

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes