Racismo e Trajetória Acadêmica será tema de evento promovido pela UFSM-PM na próxima segunda-feira (29)

Na próxima segunda-feira (29), será realizado no auditório da UFSM-PM, o evento Racismo e Trajetória Acadêmica, com o convidado Pedro Henrique Machado que irá discutir o tema do racismo junto à comunidade acadêmica.

Pedro Henrique Machado é psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Maria; Mestre e Doutorando em Psicologia Social e Institucional na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Psicanalista em formação na Après Coup Psicanálise e Poesia. Suas pesquisas estão inseridas no campo das Relações Raciais e psicologia, com especial interesse nas temáticas dos racismos, negritude, corporeidades e existências negras.

O evento contará com dois momentos:

1) “O que estou fazendo aqui?” Experiências do racismo cotidiano na trajetória universitária.

Público alvo: Comunidade acadêmica (Servidores e Estudantes)

Local: Auditório

Neste primeiro momento, a partir da dissertação de mestrado do palestrante, discutir-se-á sobre diferentes conceitos de racismo e suas expressões na trajetória universitária.

2) Aquilombar é preciso! Produções de acolhimento, saúde e bem-viver entre estudantes!

Público alvo: Estudantes

Local: Auditório

Neste segundo momento, será promovido um espaço de acolhimento e reflexão aos estudantes, a fim de escutar as reverberações de ser estudante negro e indígena na universidade.

Estima-se que ambos os espaços tenham duração de 2h. O evento, que contará com a entrega de certificado, é promovido pelo NAP – Núcleo de Apoio Pedagógico, com o apoio Direção da UFSM-PM. Para solicitar seu certificado, preencha suas informações clicando aqui.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM