I Encontro Regional Campanha Maio Furta-Cor é realizado na UFSM campus Palmeira das Missões

Roda de conversa: Saúde mental materna importa!

No dia 25 de maio de 2023, no auditório da UFSM campus Palmeira das Missões, o Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Vunerabilidade e Cuidado (GENVULC), coordenado pela professora Fernanda Beheregaray Cabral, por meio dos programas de extensão universitária “Práticas educativas em gênero, vulnerabilidade e cuidados em saúde de populações em contextos de vulnerabilidade em territórios urbano e rural” e “Promoção e Proteção da Saúde Materno Infantil com ênfase no aleitamento materno e no nascimento seguro”, promoveram o I Encontro Regional Campanha Maio Furta-Cor.

O evento teve o apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS); Secretaria Municipal de Saúde de Palmeira das Missões; Coordenadoria de Políticas para as Mulheres; Procuradoria da Mulher; ONG Movimento meninos e meninas de rua Palmeira das Missões; Projeto “Círculos de cultura para Educação em saúde de crianças e adolescentes na escola”; Programa de extensão em desenvolvimento regional sustentável: o fazer acadêmico e as interfaces com o território rural e indígena por meio de ações multidisciplinares; Núcleo de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (NEPESC); Programa de educação tutorial PET Enfermagem; Programa de Pós-graduação em Saúde e Ruralidade; Observatório de Direitos Humanos e Casa Verônica.

O Encontro contou com cerca de 80 participantes dentre eles, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, agentes comunitários de saúde e visitadores do Programa Primeira Infância Melhor da 15° CRS, grupo de mulheres-mães da APAE, docentes, discentes e técnico-administrativos do curso de Enfermagem e demais cursos da UFSM-PM, além da comunidade em geral. A inscrição para o evento foi uma ação solidária realizada pelo GenVulC que foi a doação de absorventes íntimos para mitigar os efeitos da pobreza menstrual.

Após a mesa de abertura, ocorreu a apresentação da Campanha Maio Furta-Cor pelas representantes da Campanha Nacional em Palmeira das Missões, Kely Rathke, Leticia Damitz e Nadieli Dutra. A campanha objetiva sensibilizar e conscientizar a população para a importância de ações intersetoriais de promoção da saúde mental materna e fomentar a construção de Políticas Públicas, como a Lei nº 5.833, de 22/06/2022, que institui, no município de Palmeira das Missões “o mês maio furta-cor”.

Na sequência, a psicóloga da 15ª CRS, Deise Pinto da Silva, mediou a roda de conversa: Saúde mental materna importa! Em um primeiro momento, a psicóloga perinatal Rafaela Scherer, representante do Creas/PM, abordou o tema Pré natal-psicológico. Em seguida, a psicóloga materno-infantil e representante do Maio Furta-Cor em Cruz Alta, Anelise Beheregaray dos Santos, tratou sobre parentalidade e saúde mental materna. Por fim, a psicóloga clínica e mestre em Psicologia da Saúde, Claudia Helena Corazza Kuhn, falou sobre maternidade, trabalho e saúde mental. A roda se manteve ativa com questionamentos e depoimentos dos presentes.

Para a enfermeira Cristiane Basanella, “o Maio furta-cor, campanha de conscientização sobre a saúde mental materna, é um assunto de extrema importância e precisa de maior visibilidade e atenção dos profissionais de saúde e da sociedade, haja vista a importância da mulher na formação da família e educação dos filhos, além de infinitas atribuições no âmbito pessoal e profissional. O encontro possibilitou repensar a prática profissional, de como é necessário um olhar ampliado no atendimento às mulheres que, muitas vezes, não se permitem adoecer ou se ausentar de seus afazeres diários para buscar ajuda ou tratamento”, frisou a profissional.

Já Suelen Mass, discente do Mestrado em Saúde e ruralidade, destacou que como enfermeira da Rede achou necessária a participação no evento para capacitar seu atendimento de pré-natal às gestantes. “Não podemos deixar de preparar a saúde mental daquela mulher que em breve irá se tornar mãe. A tarde foi muito produtiva, com muitos ensinamentos válidos e que são de fácil aplicabilidade no nosso dia a dia de trabalho. Saúde mental da gestante e parturiente importa e deve ser levada a sério por todos que a rodeiam. Entender o tempo de cada mulher, a importância do papel da paternidade na gestação e no pós-parto, bem como preparar essa mulher para voltar ao mercado de trabalho após o grande desafio de maternar”, finalizou Suelen que também é egressa da UFSM-PM.

Assessoria de Comunicação UFSM-PM